Qual a importância do layout de restaurante?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Entenda o que é necessário para montar um layout sem igual para o seu restaurante e fazer assim, dele um ambiente único e agradável aos seus clientes!

Uma excelente comida, atendimento e localização são alguns aspectos indispensáveis para quem quer então, ter um restaurante de sucesso. Desse modo, além deles, existem outros pontos fundamentais para fazer o cliente ter uma experiência maravilhosa no estabelecimento, como o layout do restaurante, por exemplo.

Você já ouviu falar sobre o assunto? Não sabe o que observar para escolher o seu? Continue lendo este texto até o final para assim, entender melhor sobre o tema! 

Descubra o que é layout do restaurante

Layout é uma palavra em inglês que significa “arranjo”, “esquema”. O layout do restaurante é pensado considerando a planta baixa do imóvel, o fluxo de pessoas e as atividades que serão executadas no ambiente. É natural que um estabelecimento que tenha uma proposta mais romântica, consequentemente, tenha necessidades diferentes de layout que um restaurante mais despojado. 

Com base em vários aspectos, é planejado assim, onde e como vão ser dispostas as mesas e cadeiras, a localização dos equipamentos, como a cozinha será dividida, de quais formas serão posicionados os caixas para pagamento, os móveis, entre outras questões. 

Essas definições são fundamentais para:

  • melhorar a experiência do cliente;
  • demonstrar a personalidade do estabelecimento;
  • facilitar o trabalho dos funcionários;
  • aproveitar corretamente o espaço disponível.  

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Saiba o que é preciso observar para escolher o layout adequado do restaurante 

Planejar o layout do restaurante é realmente indispensável para vários aspectos do negócio, pois, isso influencia na temperatura, segurança e decoração. Então, confira, a seguir, alguns pontos fundamentais que precisam ser pensados neste momento. 

Adicione espaços entre as mesas

Mais importante do que o estabelecimento conseguir receber muitas pessoas, é que os frequentadores se sintam confortáveis. Um cuidado essencial para que isso aconteça é que eles possam levantar e sentar sem serem incomodados. Por isso, observe se os espaços vazios entre as mesas estão adequados. Também considere que a maioria das pessoas se sente melhor se ao menos um dos lados da mesa estiverem ancorados por uma parede ou estrutura.  

Tenha um cuidado especial com a cozinha 

Apesar de, geralmente, ser um setor que não fica visível aos clientes, a cozinha é o coração do restaurante e precisa ser bem planejada. Ao fazer isso garante maior conforto, espaço e segurança para os trabalhadores, o que, com certeza, também impacta na qualidade das refeições que são preparadas no local. Uma cozinha com um layout ruim pode interferir na circulação dos colaboradores, o que pode gerar atrasos na entrega dos pratos. 

Ela precisa ser pensada considerando a quantidade de clientes, ou o porte do restaurante, o tipo de comida que será preparada. Uma boa forma de começar a organizar o ambiente é dividi-lo em categorias ou estações, por exemplo:

  • espaço para fritura;
  • espaço para corte e preparo dos ingredientes; 
  • espaço para montagem dos pratos. 

Dessa forma, é viável verificar o espaço e móveis disponíveis para adequá-los às estações necessárias para o funcionamento da cozinha. Lembre-se também de observar se uma atividade não atrapalha a outra que está sendo realizada próxima. Fritar e montar o prato, por exemplo, são serviços que podem ser divergentes. 

Seja criativo

Quando o assunto é o layout do restaurante é muito importante conhecer bem o negócio para fazer as definições. O ambiente precisa ser agradável e marcante para os frequentadores, é interessante que a personalidade da empresa reflita em sua estrutura. Essa é uma bela forma de se diferenciar dos concorrentes e atrair mais consumidores. 

O layout do restaurante é imprescindível para o crescimento da empresa. Além de deixar o ambiente mais agradável e bonito, ele também é útil para manter o bom funcionamento de todos os serviços do restaurante. 

Esperamos que este texto ajude você a pensar no layout do seu restaurante. Até a próxima! 

Caso precise de qualquer tipo de auxílio, entre em contato conosco!

Será um grande prazer poder ajudar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Entidades privadas sem fins lucrativos e que prestam serviços para…
Open chat