Como fazer um bom planejamento financeiro para restaurantes?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Um negócio nasce do desejo, do sonho de alguém, que às vezes, durante anos teve que se preparar… se conter… esperando o melhor momento para concretizar seus anseios.

Um negócio nasce da necessidade e da urgência em ter que inovar e sobreviver no mercado… nasce também de oportunidades provenientes das crises, onde simplesmente o empreendedor precisa ter a habilidade de enxergar essas oportunidades para saber criar soluções e transformar os cenários que se apresentam!

Um negócio nasce de saberes… de ideias, de expectativas, nasce também da vontade de fazer diferente… aliás, os motivos para se criar um negócio de sucesso, podem ser inúmeros, pode vir motivado da genética, de sonhos familiares, de desejos pessoais…

Mas quando se fala em ter e gerir um negócio de sucesso, ainda mais no ramo de restaurantes então… às vezes se esquece de um ponto de extrema importância, mas que é fator determinante para os resultados empresariais…

E o que seria esse fator determinante?

Com toda certeza e sem sombras de dúvidas, o planejamento financeiro para restaurantes!

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Entre céu e inferno…

Diferentes cenários são desenrolados bem à sua frente e tudo depende de uma série de situações, escolhas, realidades… 

Portanto, é você quem decide sentir a brisa no calor infernal, ou seja, mesmo quando tudo parece confuso e complicado, ao se ter um planejamento financeiro para seu restaurante, onde você tenha uma visão clara do seu negócio em todos os aspectos, você adquire maior força, para produzir mais, mesmo estando de alguma forma limitado…

Você pode também, saber desfrutar de tempos fortuitos, mesmo quando o mercado passa e tem desafios. Isso porque você aprende a sobreviver…

Isso porque você aprende a correr com lobos e a não ser devorados por eles. Assim, veja alguns pontos do planejamento financeiro que você deve possuir em seu negócio com restaurante. 

Modo de sobrevivência: superando tudo!

Nesse formato de ação com o planejamento financeiro, você analisa todas as entradas e saídas do seu caixa e valida todos os pagamentos que são essenciais serem feitos para que o negócio se mantenha. Lembre-se que sem ingredientes ou sem certos “temperos”, isto é, sem disciplina e resiliência não há como o sistema financeiro do restaurante funcionar positivamente. Portanto, esta é uma ação que deve ser realizada diariamente.

Modo ideal do planejamento financeiro para restaurantes

Esse é o cenário ideal, ou seja, por meio de uma organização em suas finanças e a manutenção de um controle de fluxo de caixa eficiente, você consegue pagar as contas em dia e ainda respirar aliviado mantendo o negócio em seu ponto de equilíbrio. 

Nesse caso é preciso avaliar o seguinte:

  • Onde estão os desperdícios da empresa que poderiam ser evitados?
  • Onde se é possível reduzir custos?
  • Quais são as maiores fontes de receitas?
  • Como e onde é possível melhorar?

“Modo paraíso” por meio do planejamento financeiro para restaurantes

Nesse tipo de modelo financeiro, seu restaurante fica com um fluxo de caixa tão positivo, que é possível ter capital de giro, possuir um capital emergencial e ainda ter lucro para investir em outras áreas do negócio, produzindo assim maior conforto, um cenário mais agradável, tendo maior alcance, entre outros benefícios. 

Tudo isso, claro, havendo muito equilíbrio e harmonia.

Por isso, existem algumas regrinhas básicas para manter resultados acima dos satisfatórios no restaurante, através de:

  • Definição de prioridades de curto, médio e longo prazo.
  • Controle de todas as demandas e questões internas do restaurante.
  • Apoio de um especialista contábil no segmento de restaurantes, que possa ajudar a empresa a prosperar e reduzir despesas tributáveis e comerciais. 
  • Entre outros!

Após tudo que falamos acima, você – dono de um restaurante  – compreendeu como o planejamento financeiro para restaurantes é importante e como isso pode ser fundamental para o sucesso do seu empreendimento?

Um bom administrador neste segmento, não abre mão de um contador parceiro, de preferência um contador especializado em contabilidade para restaurantes, pois isso faz a diferença na gestão financeira do negócio, onde resultados mais positivos são alcançados com maior facilidade!

Podemos te ajudar!

Venha tomar um café conosco… estamos te esperando para planejarmos o menu financeiro de sucesso do seu empreendimento!

Até breve…

WhatsApp chat

 

 

 

QUERO ABRIR MEU RESTAURANTE HOJE MESMO

Se você gostou deste artigo, com certeza irá gostar de ler também: 

3 Passos Para Montar Um Plano De Negócios Para Restaurante

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Huumm… que cheirinho bom! Um dos principais atrativos do seu…
Open chat