Fluxo de Caixa para Restaurantes: supere os principais desafios e tenha um negócio lucrativo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Para melhorar a administração de um negócio, é muito importante ter um controle rígido das transações financeiras. Isso é fundamental para que qualquer negócio consiga crescer de forma sustentável. Apesar disso, é muito comum que empresários do ramo gastronômico tenham dúvidas de como fazer o fluxo de caixa para restaurantes. 

Neste artigo, vamos explicar como superar os principais desafios da gestão de um restaurante, de modo a que assim, você possa ter o controle financeiro total da empresa. Boa leitura! 

Entenda o que é fluxo de caixa para restaurantes

O fluxo de caixa é o registro de todas as operações financeiras da empresa: pagamento de despesas, recebimentos, investimentos. O controle é imprescindível para compreender se o restaurante está com caixa positivo ou negativo. Sem essa administração, é possível que o estabelecimento esteja em prejuízo e que então, isso nem seja notado pelos administradores. 

Sendo assim, a gestão financeira é importante para identificar maneiras de reduzir custos, verificar se a entrada de dinheiro está sendo suficiente, verificar se os fornecedores estão sendo pagos corretamente, entre outras ações. Se acaso, perceber que o caixa está chegando no vermelho, por exemplo, a administração pode então, agir para evitar que isso aconteça. No entanto, isso só é possível com o fluxo de caixa organizado.  

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Veja quais são os principais desafios para fazer o fluxo de caixa para restaurantes

Agora que você já saber o que é fluxo de caixa para restaurantes e qual é a relevância dele para a empresa, então, chegou a hora de conhecer e saber como superar os principais desafios de fazer essa administração. 

Realizar o monitoramento de todas as entradas e saídas

Restaurantes são empresas que registram um grande número de entradas e saídas dos mais diversos valores diariamente. Mesmo que a quantia seja pequena, ela também precisa ser considerada para que o fluxo seja eficiente. 

Desse modo, para não perder o controle e acabar deixando de registrar algumas movimentações, é interessante atualizar o fluxo a cada 2 ou 3 dias. Existem sistemas de gestão que podem assim, tornar esse processo de alimentação mais simples e automatizado. 

Aproveitar o uso do capital para fins pessoais 

Todo empreendedor sabe que não é interessante usar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais. Na maioria das vezes, isso acontece porque o empresário deixa de realizar a sua retirada mensal na tentativa de fazer o negócio economizar ou quando acontece alguma emergência. 

A medida pode atrapalhar o fluxo de caixa da empresa e até mesmo levar o negócio à falência. Por isso, é essencial fazer a retirada do pró-labore e manter o financeiro pessoal e empresarial separados. 

Não realizar a análise financeira das movimentações 

Uma das principais vantagens de ter o fluxo de caixa para restaurantes é a possibilidade de verificar o passado, o presente e o futuro das finanças da empresa. Não basta apenas registrar todas as movimentações financeiras sem fazer uma análise crítica delas. 

É preciso pensar criticamente esse controle para fazer planejamentos para o futuro, verificar quais gastos podem ser reduzidos, pensar em como gerar mais renda, quais estratégias realizadas mais impactaram as finanças do restaurante. Apenas fazer o fluxo de caixa não vai tornar o negócio mais lucrativo, é essencial aproveitar as informações para agir de forma mais inteligente. Reserve momentos semanais ou quinzenais para fazer esse acompanhamento. 

O fluxo de caixa para restaurantes é uma ferramenta indispensável para a administração eficiente do negócio. Como vimos, o controle das entradas e saídas do estabelecimento contribuem para a análise dos resultados da empresa, ajuda a resolver adversidades e possibilita um melhor planejamento do futuro. Sendo assim, se o seu restaurante ainda não faz isso, ou não faz da maneira adequada, é muito importante começar o mais rápido possível. 

Se precisar de apoio em relação a gestão do fluxo de caixa do seu restaurante, a administração total do empreendimento, além de mantê-lo em total conformidade contábil e fiscal, ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Podemos te ajudar…

Este artigo foi útil para você? Continue acompanhando os nossos conteúdos! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Quer montar o seu estabelecimento, mas ainda não tem completa…
Open chat