Obrigações tributárias – Quais são as principais de uma ONG?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Saiba Quais São As Principais Obrigações Tributárias De Uma ONG E Guie A Sua Organização Por Um Caminho Distante De Problemas!

Conhecer as obrigações tributárias da sua ONG é essencial para que você tenha tranquilidade para cumprir seu objetivo social!

A presença de organizações do terceiro setor são de extrema importância para a população, afinal, existem muitas pessoas que contam com o suporte de ONGs para diversas finalidades.

Dessa forma, você, gestor de uma ONG, assume uma grande responsabilidade social com a sua organização, e é preciso mantê-la regular para que se mantenha atuando e cumprindo com seu objetivo. 

Para isso, conhecer e lidar com as obrigações tributárias é fundamental, sendo assim, hoje, vamos te ajudar com isso! 

As obrigações tributárias 

1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade
A tributação é um assunto presente na vida de todos os setores, muitas vezes, causando dúvidas e preocupações. 

Os tributos são uma contribuição dada ao Governo, ou seja, os impostos que todos pagamos têm como finalidade serem retornados como recursos para a sociedade, empresas, organizações e afins. 

Como funciona para as ONGs?

Considerando que as ONGs não têm fim lucrativo, logo, não há como cobrar impostos sobre a lucratividade, as obrigações tributárias para esta entidade do terceiro setor é diferenciada. 

Contudo, é importante lembrar que existem, sim, obrigações que devem ser cumpridas para que a organização funcione de forma regular e sem se deparar com problemas.

Quais são as obrigações tributárias de uma ONG?

Elas são significativamente menores do que do primeiro setor, entretanto, demandam atenção e cuidado para que sejam cumpridas de forma correta e, assim, se evite grandes problemas. 

PIS Folha de Pagamento 

Apesar da isenção da cobrança do PIS no faturamento, já que a ONG não tem, é preciso recolher o PIS/PASEP da folha de pagamento de funcionários com alíquota de 1%.

Imposto de Renda Retido na Fonte 

Essa obrigação está relacionada a pagamentos realizados pela ONG para pessoas físicas, sejam elas os próprios colaboradores ou algum serviço pontual que tenha sido realizado. 

Aqui, valem as regras comuns do IRPF. 

Retenção na Fonte 

Existem alguns outros casos de retenção na fonte relacionados à prestação de serviços para a ONG.

Ou seja, para pessoa jurídicas prestadoras de serviço, onde o CSLL, PIS e COFINS também são retidos na fonte. 

Como garantir regularidade? 

É preciso uma análise minuciosa da situação específica da sua ONG para dizer quais são as obrigações que realmente incidem na mesma. 

Afinal, diferentes organizações têm diferentes finalidades, que demandam serviços específicos que podem resultar ou não em uma obrigação tributária. 

Além disso, manter sua entidade do terceiro setor em conformidade e funcionando de forma eficiente exige que seja feita captação de recursos, prestação de contas e afins. 

Portanto, a presença de uma contabilidade especializada no terceiro setor é vital para a sua ONG, pois profissionais especialistas irão estudar e analisar a situação e especificidades da sua organização, tornando, assim, viável a identificação das obrigações tributárias e demais responsabilidades da mesma. 

E, para isso, você pode contar conosco, da Revicont! Nós dispomos de um time preparado para oferecer tudo que a sua ONG precisa para funcionar e cumprir com o objetivo social empregado à ela! Conte conosco. 
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!

Summary
Obrigações tributárias - Quais são as principais de uma ONG?
Article Name
Obrigações tributárias - Quais são as principais de uma ONG?
Description
Saiba Quais São As Principais Obrigações Tributárias De Uma ONG E Guie A Sua Organização Por Um Caminho Distante De Problemas! Conhecer as obrigações tributárias da sua ONG é essencial para que você tenha tranquilidade para cumprir seu objetivo social!
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
O Presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), prorrogou…
Open chat