Em um mercado competitivo como o da culinária, é preciso saber administrar o restaurante muito bem, além de possuir diferenciais de peso para criar autoridade, se destacar perante a concorrência e atrair cada vez mais clientes.
Neste artigo, você irá conferir dicas que te ajudarão a conquistar clientes fiéis, além de administrar melhor o seu restaurante, tornando-o mais econômico e eficiente.
1. Invista em promoções
Que tal criar promoções para atrair e fidelizar mais clientes? Você pode oferecer descontos para quem tirar e compartilhar uma foto do seu restaurante nas redes sociais ou definir um dia da semana no qual uma comida do seu cardápio terá um preço especial, por exemplo.
É importante que as promoções sejam bem pensadas e que aconteçam em momentos específicos. Caso contrário, você poderá ter prejuízos, além da estratégia não ser tão eficaz quanto o esperado. Pense, teste e defina as melhores possibilidades para o seu caso.
2. Defina o seu público-alvo
Uma forma de trazer clientes fixos, além de administrar melhor o seu negócio, é com a definição do público-alvo do seu restaurante. Procure definir bem que pessoas o seu restaurante deverá acomodar (pessoas de um certo bairro, que gostam de um tipo específico de comida, que tem uma certa média de idade, entre outros aspectos).
Procure fazer uma análise dos clientes que já frequentam o seu estabelecimento, além de se atentar a informações sobre seu público fornecidas pelas redes sociais. Assim, você conseguirá traçar melhor o perfil do seu restaurante e pensar em estratégias para atrair mais consumidores do mesmo tipo.
3. Atente-se ao cardápio
Uma forma de gerar uma identidade aos seus pratos e, ao mesmo tempo, te ajudar a gastar menos e ter menos trabalho, é colocar em seu cardápio pratos que utilizam os mesmos ingredientes. Isso fará com que a sua comida tenha uma “marca”, principalmente se ofertar comidas não tão tradicionais.
Além disso, é importante levar em conta os gostos e poder aquisitivo dos seus atuais consumidores. Adicionar um alimento muito exótico em um bairro conservador ou muito caro em um local onde a população não tenha um poder aquisitivo alto, fará com que você tenha prejuízo, já que quase ninguém pedirá esses pratos.
4. Exponha os diferenciais do seu restaurante
Seu restaurante é o único da região que funciona 24 horas ou que oferece um tipo específico de comida? Ele já ganhou prêmio? Possui um menu apenas para veganos ou crianças?
Encontre um diferencial no seu estabelecimento e divulgue-o nas redes sociais e demais propagandas.
5. Crie um programa de fidelidade
Pense em uma forma de recompensar as pessoas que comem com regularidade no seu restaurante: ofereça descontos exclusivos, brindes e até mesmo um prato grátis para os seus clientes fiéis. Assim, eles se sentirão motivados a indicar e sempre voltar ao seu estabelecimento.
6. Foque em administrar o restaurante
Procure administrar bem o restaurante para oferecer, além de uma comida fenomenal, uma excelente experiência para os seus consumidores. Certifique-se de que eles estão sendo bem atendidos, que o ambiente está limpo, que não existe demora na entrega dos pratos e que os insumos utilizados na preparação da comida sejam de qualidade.
Depois de conhecer todas essas dicas para conquistar clientes fiéis ao administrar bem seu restaurante, você terá um estabelecimento muito mais atrativo, o que proporcionará a vinda de novos clientes, além da fidelização daqueles que já gostam da sua comida.
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