Como fazer a contabilidade de restaurante? 5 Passos para melhorar a sua gestão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Ter um restaurante pode ser um negócio extremamente lucrativo e com vários nichos de atuação. O mercado de alimentação é um dos que menos sofre os impactos das crises econômicas, sendo também um dos que mais vem crescendo nos últimos anos e, não por acaso, atrai muitos empreendedores que querem realizar seus sonhos de atingir a independência financeira.

Contudo, é necessário ter em mente que para fazer com que seu restaurante seja bem sucedido, é preciso muito mais do que apenas amor pela cozinha – e pela comida, é claro – e gostar de lidar com pessoas. Afinal, se você não souber como fazer a contabilidade de restaurante, será impossível manter uma gestão clara e assertiva com foco no crescimento saudável.  

Manter um restaurante exige uma série de cuidados e um dos principais deles é com a contabilidade. Ela é fundamental para ter o controle financeiro, melhorar os investimentos, pagar os tributos e fornecedores corretamente e diversas outras questões. 

Quer saber como fazer a contabilidade de restaurante

Continue acompanhando! 

Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

1. Organize o fluxo de caixa

É impossível pensar em como fazer a contabilidade de restaurante, ou de qualquer estabelecimento, sem o controle do fluxo de caixa. Caso você ainda não saiba, fluxo de caixa é o registro das entradas e saídas financeiras de determinado período. Ele é essencial para saber se o restaurante está faturando como previsto, otimizar decisões e controlar despesas, além de fornecer um diagnóstico completo do seu negócio. 

2. Cuide do estoque

Perder o controle do que está acontecendo dentro do estoque do restaurante pode significar muitos prejuízos. Para que isso não aconteça, é fundamental que detalhe a entrada e saída de mercadorias corretamente, além de elaborar um plano de compras adequado – para que não falte e nem estraguem itens dentro do estoque. 

3. Analise os resultados 

Apenas gerar relatórios – como o fluxo de caixa – não é suficiente para que as mudanças aconteçam. É essencial que ocorra um acompanhamento dos resultados do restaurante para tomar decisões mais assertivas, compreender se o negócio teve prejuízo e outros benefícios. Um dos principais indicadores disso é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

4. Faça um planejamento tributário 

Outro ponto importante de como fazer a contabilidade de restaurante é a organização dos impostos. Como você sabe, quem empreende no Brasil precisa arcar com um grande número de tributos e isso é um desafio.

Uma forma de tornar esse pagamento menos oneroso (e melhorar o fluxo de caixa) é com a realização de um planejamento tributário, que envolve um estudo da legislação da área e do regime tributário para verificar se existem impostos sendo pagos indevidamente ou benefícios fiscais que não estão sendo aproveitados. O ideal é que essa análise seja realizada junto com um contador que compreenda as técnicas e o que fazer em cada caso.

5. Contrate um contador de confiança

Todo administrador deve se preocupar em como fazer a contabilidade de restaurante corretamente. Como vimos, cuidar dessa área da empresa exige muito comprometimento e  tudo fica muito mais fácil e eficiente com orientação profissional. Ele será útil desde a organização do fluxo de caixa, até o planejamento tributário, consultorias, entre outras funções. 

Compreendeu como fazer a contabilidade de restaurante? As informações foram úteis?

Obviamente, existem outros passos que precisam ser realizados para que o setor contábil fique totalmente organizado dentro da empresa. Entretanto, essas informações são fundamentais para administradores que desejam entender o que fazer para melhorar a contabilidade de restaurante. 

Precisa de ajuda com a contabilidade para restaurante? Nós podemos ajudar, entre em contato!

Summary
Como fazer a contabilidade de restaurante?
Article Name
Como fazer a contabilidade de restaurante?
Description
Ter um restaurante pode ser um negócio extremamente lucrativo e com vários nichos de atuação. O mercado de alimentação é um dos que menos sofre os impactos das crises econômicas, sendo também um dos que mais vem crescendo nos últimos anos e, não por acaso, atrai muitos empreendedores que querem realizar seus sonhos de atingir a independência financeira.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Muito mais do que apenas um contador, tenha como parceira…
Open chat