Contabilização e escrituração de restaurante: como funciona?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Você é um bom cozinheiro, tem anos e anos de prática, sabe que sua comida agradará às pessoas e que, provavelmente, conseguirá clientes. 

Portanto, decide então abrir um restaurante, onde pode lucrar com seus dotes, mas não é apenas o bom cozinheiro que faz o restaurante funcionar. É necessário que se pense na contabilização e escrituração de restaurante.

O que é a contabilização e a escrituração de restaurante?

A contabilização e escrituração de restaurante consiste em um sistema de controle dos lucros e dos gastos que o restaurante possui. Mas há de ficar claro que ter uma escritura é um processo do mundo contábil. Está na anotação em livros e fichas dos gastos e ganhos do comércio. Geralmente, a escrituração se resume em:

  • Registros de Compras;
  • Declaração de inventários;
  • Registros de entradas;
  • Anotação de saídas;
  • Registros de apuração.

Manter esses livros não tem impacto apenas sobre a saúde financeira e sobre possíveis problemas com o fisco – uma vez que a maioria desses registros são, de  alguma forma, submetidos a impostos específicos – tem também influência sobre um possível valor de mercado do local. 

Alguém que está interessado em adquirir o restaurante, através da escrituração, terá ideia de como aquele local funciona e a possibilidade de lucro. A contabilização e a escrituração de restaurante permitem que isso seja avaliado e, logicamente, acaba por tornar o valor do comércio mais elevado.

Então, ter esses livros é apenas parte contabilização e escrituração de restaurante. As escrituras são partes de um mundo maior, que é a contabilidade. Está, para além dos livros de controle, envolverá, por exemplo, um estudo das taxas às quais o restaurante é submetido e procurará qual o melhor sistema para pagá-las – que envolverá menos perdas. 

Vamos a um exemplo de uso da contabilização e escrituração de restaurante: 

Muitas vezes uma empresa pode possuir mais de uma alternativa de regime de tributação para se enquadrar. Sendo assim, é muito normal que donos de comércio não saibam qual escolher entre o Simples e entre o Lucro Real/Presumido. Afinal, a maneira como são calculados os impostos possui suas particularidades, e decidir um bom regime de tributação não é algo fácil. Requer estudo.

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Como fazer a contabilização e escrituração de restaurantes

Como já deve ter ficado claro, esse processo não é exatamente fácil. Além do controle dos livros, envolvem-se outros fatores. Esse tipo de serviço acaba ocupando tempo, mas, com certeza, é algo que compensa de se fazer.

Guardar notas é um processo que deve ser normatizado. Nada que sai ou entra dá conta do estabelecimento pode ser negligenciado. É necessário colocar tudo na ponta do lápis e, preferencialmente, sempre fazer um balanço em certos intervalos de tempo.

Muitos restaurantes acabam deliberando sua contabilização e escrituração para escritórios de contabilidade. As pessoas que cozinham nem sempre são aptas para realizar o serviço contábil. E, além disso, fazer o serviço de contabilidade acaba por ser uma forma de desvalorização do tempo: a mão de obra daquela pessoa vale mais quando empregada nos fogões do que nas calculadores e livros. 

Se você tem um restaurante e está perdido ou não desejando perder tempo, procure-nos!

Summary
Como funciona a contabilização e escrituração de restaurante?
Article Name
Como funciona a contabilização e escrituração de restaurante?
Description
Você é um bom cozinheiro, tem anos e anos de prática, sabe que sua comida agradará às pessoas e que, provavelmente, conseguirá clientes.  Portanto, decide então abrir um restaurante, onde pode lucrar com seus dotes, mas não é apenas o bom cozinheiro que faz o restaurante funcionar. É necessário que se pense na contabilização e escrituração de restaurante.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
A contabilidade é imprescindível para qualquer tipo de negócio e…
Open chat