Preciso fazer auditoria para ONG?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Entenda a importância e se a sua ONG precisa passar por um processo de auditoria 

Saiba como funciona a auditoria para ONGs e se é algo que a sua precisa fazer!

O pleno funcionamento da sua ONG, cumprindo com o objetivo social que ela exerce, depende intrinsecamente das decisões que você toma durante a sua gestão. 

Dentre essas decisões, algumas são indispensáveis, sendo necessárias para o cumprimento de obrigações, e outras são escolhas que simplesmente podem trazer benefícios para a organização. 

Uma dúvida muito comum entre gestores de ONGs está relacionada a auditoria e a necessidade de ela ser realizada, se é algo obrigatório, se é algo relevante, como funciona e afins… 

Por isso, preparamos este artigo justamente para abordar este assunto e esclarecer essas questões. 
1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Auditoria – O que é e para o que serve? 

Existem dois tipos de auditoria: a interna e a externa.

Quando nos referimos a auditoria aqui, estamos tratando da externa, a qual consiste na contratação de auditores que irão realizar uma análise minuciosa para validar o que a sua ONG tem feito, se ela está em conformidade com suas responsabilidades, pontos a serem melhorados e afins. 

Ou seja, serve para oferecer um panorama completo sobre a situação da organização, o que é importante para direcionar as próximas ações da sua gestão. 

Assim, é um aspecto importante de se ter para conseguir identificar a situação da organização e ter um norte baseado em dados concretos para implementar as ações mais adequadas para o desenvolvimento da organização. 

Contudo, ainda que seja algo benéfico, a grande questão para muitos gestores de ONGs é referente a obrigatoriedade, e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

É obrigatório? 

Segundo a legislação, entidades do terceiro setor que tiverem receitas superiores a R$ 3.600,000, são obrigadas a passar pelo processo de auditoria. 

Isso porque é preciso que seja conferida a questão de prestação de contas, processos contábeis e afins, sendo algo que deve ser feito. 

Porém, ainda que sua organização esteja abaixo desse valor, é muito interessante considerar – caso você possa – passar pelo processo de auditoria. 

Afinal, por meio dela, você tem como identificar como está o funcionamento de diversos aspectos da sua ONG, garantindo o pleno funcionamento dela, sabendo o que precisa ser corrigido e o que pode ser melhorado. 

Portanto, a auditoria é uma aliada para você trabalhar para garantir um desempenho ainda melhor para a organização, auxiliando a atender cada vez mais pessoas.

E para ter mais detalhes sobre isso, preparei um vídeo para completar este conteúdo, não deixe de conferir: 

Tenha uma auditoria impecável em sua organização!

Se você tem condições e enxergou todos os benefícios que a auditoria é capaz de proporcionar, está na hora de contar com este recurso em sua ONG. 

E para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contabilidade para o terceiro setor, preparados para auditar a sua organização da forma adequada, realizando um trabalho vantajoso e completo.

E você pode contar conosco, da Revicont, para isso! 

Somos uma contabilidade apaixonada pelo terceiro setor, e estamos prontos para te ajudar. 

Summary
Article Name
Preciso fazer auditoria para ONG?
Description
Entenda a importância e se a sua ONG precisa passar por um processo de auditoria Saiba como funciona a auditoria para ONGs e se é algo que a sua precisa fazer!
Author
Publisher Name
revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
O departamento de vendas pode ser visto como a menina…
Open chat