Descubra quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG

Conheça as demonstrações contábeis obrigatórias para sua ONG

Entenda, de uma vez por todas, quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG

Um gestor de uma ONG possui muitas obrigações para manter a organização saudável e em conformidade legal.

Uma dessas obrigações é a apresentação das demonstrações contábeis. Mas você sabe quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para ONGs?

Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos apresentar todas elas a fim de que você garanta a conformidade legal de sua organização.

O que são demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis podem ser definidas como documentos que apresentam o fluxo contábil e financeiro da empresa ou da entidade em um determinado período. 

Em outras palavras, elas possuem o objetivo de apresentar informações precisas e detalhadas sobre a posição patrimonial e financeira, sobre o resultado e sobre o fluxo financeiro de uma organização.

Conforme o IBRACON (NPC 27):

As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. 

Porém, e quando falamos de organizações sem fins lucrativos, como as ONGs? Quais são as demonstrações obrigatórias? Veja a seguir!

Veja também:

Quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG?

Com base na ITG 2002, as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG são:

Balanço Patrimonial – tem o objetivo de evidenciar de forma qualitativa e quantitativa a posição e situação patrimonial e financeira da ONG em uma determinada data.

Demonstração do Resultado do Período – detalha todas as atividades desenvolvidas pelos gestores da organização relacionadas a um determinado período. É importante destacar que essa demonstração é realizada com base nas atividades, e não no resultado.

Demonstração da Mutação do Patrimônio Social – vale ressaltar que se trata de uma demonstração facultativa. Entretanto, a DMPL é mais detalhada, completa e abrangente, tendo em vista que organiza e administra todos os recursos da ONG, sendo responsável por apresentar todas as mudanças do patrimônio em certo período.

Demonstração dos Fluxos de Caixa – essa demonstração segue o conceito de disponibilidade imediata, apresentando as informações conforme o regime de caixa. Vale ressaltar que as doações devem ser apresentadas nos fluxo das atividades operacionais.

Notas Explicativas: tem o objetivo de apresentar as informações necessárias para o entendimento da situação patrimonial. Em outras palavras, para o esclarecimento de determinada conta, transação ou saldo, ou ainda de valores referentes aos resultados da atividade, bem como para referência de situações que podem alterar a situação patrimonial futuramente.

Conte com a Revicont para manter sua ONG em conformidade legal!

As demonstrações contábeis são fundamentais para manter a saúde de sua organização, garantindo que ela possa continuar funcionando.

Entretanto, a sua elaboração demanda tempo, conhecimento e tempo para se atentar a todos os detalhes.

Por isso, é fundamental que você conte com especialistas contábeis para cuidar dessa importante atividade por você.

Desse modo, saiba que nós, da Revicont, somos uma contabilidade especializada em organizações do Terceiro Setor e vamos cuidar de todos os assuntos contábeis e fiscais para manter sua ONG saudável e em plena conformidade legal.

Portanto, não hesite em nos enviar uma mensagem. Estamos esperando o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA MANTER SUA ONG SAUDÁVEL E EM CONFORMIDADE LEGAL!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Descubra quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG
Article Name
Descubra quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG
Description
Conheça as demonstrações contábeis obrigatórias para sua ONG. Leia o artigo e confira mais informações sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo

Deixe um comentário

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Lei n°13.019/2014: descubra como o Marco Regulatório pode afetar a…