Confira todas os benefícios do Marco Regulatório para organizações sociais

Lei n°13.019/2014: descubra como o Marco Regulatório pode afetar a sua organização social!

Mais conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, ela existe para preservar juridicamente parcerias entre a administração pública e as organizações

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) tem como objetivo aprimorar o ambiente jurídico que existe entre as organizações sociais e a administração pública.

Ele foi baseado em um diálogo constante entre especialistas, as organizações e os gestores buscando melhorias principalmente na segurança jurídica, na desburocratização da tributação e na gestão de informações.

Confira todos os detalhes abaixo!

Por que o Marco Regulatório é uma conquista para as organizações?

Com a criação deste Marco Regulatório, é possível identificar o estabelecimento de um novo regime jurídico quando o assunto diz respeito às parcerias entre a administração pública e as organizações sociais.

Isso ocorre com os novos instrumentos jurídicos, os termos de Fomento e de Colaboração para parcerias que possuem recursos financeiros e também o Acordo de Cooperação, quando não existem recursos financeiros na parceria.

Essa lei proporciona a valorização das organizações sociais de todo o país, podendo, a partir da vigência, ser parceiras do Estado, parcerias essas essenciais para a sociedade, visto que aproximam as pessoas da verdadeira realidade local e proporciona soluções a problemas sociais recorrentes e muitas vezes desassistidos. 

Com o Marco, as organizações sociais terão a capacidade de ampliar sua atuação na sociedade, incorporando suas pautas às agendas públicas de forma segura e regulamentada.

Iremos explicar melhor o que mudou nessa regulamentação no tópico a seguir:

O que muda com a Lei 13.019/2014?

Antes de a lei entrar em vigência, a insegurança jurídica era notável entre as organizações sociais, isso se dá por conta da falta de regulamentação e exatidão quando o assunto se refere aos direitos entre as organizações e à administração pública ligada à realização de parcerias.

Como resultado, havia a criminalização dos movimentos, e é por conta disso que foi vista a necessidade de criar uma lei que estabelecesse normas claras e palpáveis dos direitos e deveres de cada um dentro das parcerias. 

Atualmente, a Lei é de abrangência nacional, o que significa que não importa onde a sua organização está localizada, ela está assegurada pela lei para realizar parcerias com a administração pública.

Além disso, foram criados instrumentos jurídicos especialmente para essa situação, o Termo de Fomento, o Termo de Colaboração e o Acordo de Cooperação sobre o qual explicaremos melhor a seguir.

Quais são os novos instrumentos jurídicos?

O Termo de Colaboração será utilizado para o momento de execução de políticas públicas que já possuem parâmetros, indicadores e avaliações conhecidas (como, por exemplo, organizações que têm como foco proteger pessoas ameaçadas ou que comprometem sua segurança e integridade física).

O Termo de Fomento tem como foco apoiar iniciativas feitas pela própria organização, ou seja, busca levar e atrair políticas públicas e recursos que possam ajudar na ampliação do alcance da causa; o foco é a criação de projetos que levem o assunto em si para a sociedade se conscientizar.

Já o Acordo de Cooperação existe para parcerias que não envolvem recursos financeiros, diferentemente das anteriores.

E se você ficou interessado em saber mais detalhes sobre gestão e tributação de organizações sociais, pode conferir outros artigos disponíveis no nosso blog:

Clique aqui e conte com experts contábeis focados em organizações sociais para ajudar você!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Confira todas os benefícios do Marco Regulatório para organizações sociais
Article Name
Confira todas os benefícios do Marco Regulatório para organizações sociais
Description
Lei n°13.019/2014: descubra como o Marco Regulatório pode afetar a sua organização social! Leia o artigo que preparamos e confira.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo

Deixe um comentário

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Descubra o que é e como obter uma subvenção para…