Aprenda agora como fazer o controle de recebimento de doações em sua ONG!

Controle de recebimento de doações: como fazê-lo de forma efetiva?

O controle financeiro é essencial em qualquer empresa, mesmo naquelas que pertencem ao terceiro setor. Por isso, leia as informações que preparamos para você no artigo abaixo.

Possuir um bom controle financeiro é de grande importância para qualquer ONG ter bons resultados, isso somado a um controle de recebimento de doações adequado é imprescindível.

É através dessas doações que as organizações do terceiro setor são capazes de manter suas atividades, pois as ONGs precisam de ajuda para conseguirem realizar suas atividades.

Dessa forma, é necessário um planejamento adequado quando se trata do assunto. 

Pois é fato, que para uma ONG conseguir tantas doações e cumprir com seus objetivos, sua organização deve ser, no mínimo, impecável.

Quer saber mais sobre como fazer um controle de recebimento de doações de forma eficiente? Então fique conosco!

Projeto - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Entenda a importância do controle de recebimento de doações

O controle de recebimento de doações torna a sua vida profissional mais fácil e também faz com que a experiência do doador fique ainda melhor.

Esse controle juntamente a boa gestão de doações é um assunto muito importante, pois cada vez mais empresas estão buscando diversas estratégias voltadas para a responsabilidade social.

Dessa forma, mais importante que captar recursos, é saber como eles devem ser gerenciados. Afinal de contas, o rumo da sua organização depende diretamente disso.

Quando se pensa no controle de recebimento de doações, deve-se definir as estratégias que serão usadas para fazer o acompanhamento das entradas e dos recursos na sua ONG.

Pois, os passos seguidos a partir da entrada dos recursos na sua organização precisam ser planejados e estruturados. 

Não é necessário somente ter as doações, é preciso saber como aplicá-las de forma correta.

Dessa forma, terá você terá um fluxo de ações e cada doação será direcionada com responsabilidade para a geração do impacto desejado.

Uma boa ferramenta para se ter um controle de doações é um sistema de gerenciamento que vai ajudar na administração dos recursos.

Esse processo será caracterizado pela organização de todas as doações recebidas para entendê-las e aplicá-las de uma forma que otimize os resultados.

Através do controle de recursos é possível identificar quais valores entraram, de onde vieram, quando vieram, os doadores que estão em atraso, quais os que doam mais e assim por diante.

Um controle de recebimento de doação feito de maneira eficiente possibilita um maior controle financeiro, impedindo desperdício e desvio de recursos.

Isso ajudará a lembrar de doadores esquecidos no agradecimento aos contribuintes e também na busca por estratégias para alcançar mais doadores.

Além disso, seu controle de recebimento de doações também vai ajudar no processo de prestação de contas com relação aos valores recebidos pela sua ONG.

Como fazer esse controle?

O primeiro passo é a identificação de qual a ferramenta será mais adequada para realizar o controle de recebimento de doações da sua organização.

Pode ser feito através de um caderno, por exemplo, onde será registrado manualmente, porém não é uma alternativa muito prática para um grande volume de doações, mas por outro lado, é de baixo custo.

Para pequenas organizações, uma simples planilha pode ajudar nesse processo, mas caso tenha em mente um crescimento a longo prazo, um sistema maior e mais bem estruturado é uma melhor opção.

As planilhas são uma boa opção para poupar tempo e dinheiro, e também são excelentes para um bom planejamento com muita organização quando feita corretamente.

Há também a disponibilidade de vários sistemas que podem ajudar no controle de doações, eles são capazes de gerenciar um grande número de recursos captados, dependendo da sua necessidade.

Entretanto, essa é uma opção de custo mais alto, trata-se de softwares que são específicos para essa finalidade. Essa ferramenta trará um maior controle de doações.

Não somente de doações, mas também de várias informações que são geradas pela organização para, a partir disso, buscar aprender e focar os esforços na captação de ainda mais recursos.

Contudo, a utilização desses softwares pode não ser vantajosa por causa do alto valor a ser empregado com a sua aquisição e como, na maioria das vezes, as organizações não possuem recursos suficientes, essa pode ser uma opção não tão viável.
1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

O que fazer após o planejamento de recebimento de doações?

Após a escolha da sua ferramenta para o controle de recebimento das doações será necessário fazer os lançamentos. É muito importante que eles sejam detalhados, pois isso permitirá maior clareza e controle.

Sendo assim, é importante registrar a data de recebimento, o nome do doador, o valor que foi recebido, e observações informando a qual competência se refere a doação.

Outro ponto importante é usar o registro de doação a longo prazo. Você deve pegar essas informações e usá-las de alguma forma que se transforme em novas doações.

Sendo assim, o controle de recebimento de doações e a organização das informações são muito importantes para a retenção de doadores.

Use suas informações para aprender sobre seus contribuintes, como eles preferem doar e o que os motivou a fazer isso.

Revicont: oferecemos soluções completas e eficientes para o controle de recebimento de doações e para uma maior captação de recursos para a sua ONG

Como deu para perceber, o controle de recebimento de doações é uma parte imprescindível da sua ONG, devendo ser planejada e realizada de maneira eficiente para se obter bons resultados.

Mais do que captar recursos, é necessário que eles sejam organizados para que as atividades da sua organização sejam realizadas de forma efetiva e que, com isso, seu objetivo social seja alcançado.

Para isso, faça sua escolha de alguma das ferramentas que apresentamos aqui, assim o seu trabalho será mais fácil e os resultados serão ainda melhores.

Além disso, outra estratégia muito viável para o controle de recebimento de doações da sua ONG é contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto.

Conte com o auxílio da Revicont!

Os nossos profissionais altamente qualificados estão à sua disposição para te ajudar a controlar o recebimento de doações, aumentar a capacitação de recursos, além de apresentar soluções que permitam o uso eficiente do seu recurso para ampliar sua atuação e realizar um bom planejamento financeiro. Entre em contato conosco!

Gostou do nosso artigo? Quer saber  mais sobre esse e outros assuntos? 

Nós, da Revicont, vamos te contar TODOS os segredos para que você capte recursos para sua ONG! Clique aqui e baixe o nosso e-book de forma gratuita e tenha todas as informações sobre contabilidade para ONGs em suas mãos!

QUERO AJUDA PARA RECEBER E ORGANIZAR AS DOAÇÕES EM MINHA ONG

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Deixe um comentário

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Empregadores com débitos de FGTS podem ter descontos e prazo…