Sempre buscamos investir cada vez mais em nosso restaurante para conseguir atrair muitos clientes, seja em uma decoração mais bonita, pratos mais elaborados ou um atendimento mais eficiente, não é mesmo?
Mas você sabe quanto está gastando por cada consumidor novo?
Neste texto, você entenderá desse modo, o que é a métrica de Custo de Aquisição de Clientes (CAC), qual a sua importância para a saúde financeira de uma empresa e como realizar assim, esse cálculo corretamente.
Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto!
O que é o Custo de Aquisição de Clientes?
O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica muito importante para qualquer tipo de negócio. Ela mostra quanto você deverá investir em sua empresa para conseguir captar um cliente. Ela é muito utilizada por Startups e empresas menores, pois é mais fácil controlar e medir todos os dados.
Essa informação pode ser captada analisando a empresa de forma geral ou focando nos investimentos de um único setor, como o de produção ou marketing, para identificar quanto está sendo gasto para conseguir um novo cliente.
Qual a sua importância?
Ao saber o Custo de Aquisição de Clientes da sua empresa, você poderá avaliar se está gastando demais para captar clientes ou se está existindo retorno em seus investimentos.
Essa também é uma forma de averiguar a eficiência de setores específicos e fazer alterações para que se consiga mais consumidores por um valor mais baixo. Essa métrica é bastante importante para a área de marketing, por exemplo, permitindo gerenciar melhor as estratégias e campanhas de publicidade, além de avaliar os seus resultados.
Como calcular o custo de aquisição de clientes?
O primeiro passo para calcular o CAC é selecionar todos os setores que entrarão nesta conta. Caso queira fazer de todos os setores do seu restaurante, é preciso lembrar que existem áreas que não participam diretamente com a captação de clientes, como atendimento, administrativo ou os gastos com produtos de limpeza.
Depois, comece a buscar os valores dos investimentos que ajudam na aquisição de clientes, como investimento em mídia paga na internet, salários, ferramentas de gerenciamento de mídias sociais, etc.
Após isso, consiga o número de novos clientes adquiridos no período em que você quer analisar. No caso de restaurantes, podemos utilizar o aumento do número de clientes que comem no seu restaurante diariamente.
Então, some todos os valores relacionados aos investimentos e divida pelo número de novos clientes. Você terá o custo, em reais, do dinheiro investido individualmente em cada cliente.
Uma ótima forma de diminuir esse índice, caso ele esteja alto, é entender melhor o seu cliente. Assim, você poderá investir de forma certeira e parar de perder dinheiro. Crie uma persona completa e sempre peça feedbacks.
Assim, entendendo o que é Custo de Aquisição de Clientes, qual a sua importância para um restaurante e como calcular esse valor no seu estabelecimento, você poderá conferir se os seus clientes estão saindo caro para o seu estabelecimento, além de pensar em formas de baratear esse índice.
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