Entenda a importância e se a sua ONG precisa passar por um processo de auditoria
Saiba como funciona a auditoria para ONGs e se é algo que a sua precisa fazer!
O pleno funcionamento da sua ONG, cumprindo com o objetivo social que ela exerce, depende intrinsecamente das decisões que você toma durante a sua gestão.
Dentre essas decisões, algumas são indispensáveis, sendo necessárias para o cumprimento de obrigações, e outras são escolhas que simplesmente podem trazer benefícios para a organização.
Uma dúvida muito comum entre gestores de ONGs está relacionada a auditoria e a necessidade de ela ser realizada, se é algo obrigatório, se é algo relevante, como funciona e afins…
Por isso, preparamos este artigo justamente para abordar este assunto e esclarecer essas questões.
Auditoria – O que é e para o que serve?
Existem dois tipos de auditoria: a interna e a externa.
Quando nos referimos a auditoria aqui, estamos tratando da externa, a qual consiste na contratação de auditores que irão realizar uma análise minuciosa para validar o que a sua ONG tem feito, se ela está em conformidade com suas responsabilidades, pontos a serem melhorados e afins.
Ou seja, serve para oferecer um panorama completo sobre a situação da organização, o que é importante para direcionar as próximas ações da sua gestão.
Assim, é um aspecto importante de se ter para conseguir identificar a situação da organização e ter um norte baseado em dados concretos para implementar as ações mais adequadas para o desenvolvimento da organização.
Contudo, ainda que seja algo benéfico, a grande questão para muitos gestores de ONGs é referente a obrigatoriedade, e é sobre isso que falaremos no próximo tópico.
É obrigatório?
Segundo a legislação, entidades do terceiro setor que tiverem receitas superiores a R$ 3.600,000, são obrigadas a passar pelo processo de auditoria.
Isso porque é preciso que seja conferida a questão de prestação de contas, processos contábeis e afins, sendo algo que deve ser feito.
Porém, ainda que sua organização esteja abaixo desse valor, é muito interessante considerar – caso você possa – passar pelo processo de auditoria.
Afinal, por meio dela, você tem como identificar como está o funcionamento de diversos aspectos da sua ONG, garantindo o pleno funcionamento dela, sabendo o que precisa ser corrigido e o que pode ser melhorado.
Portanto, a auditoria é uma aliada para você trabalhar para garantir um desempenho ainda melhor para a organização, auxiliando a atender cada vez mais pessoas.
E para ter mais detalhes sobre isso, preparei um vídeo para completar este conteúdo, não deixe de conferir:
Tenha uma auditoria impecável em sua organização!
Se você tem condições e enxergou todos os benefícios que a auditoria é capaz de proporcionar, está na hora de contar com este recurso em sua ONG.
E para isso, é preciso contar com profissionais especializados em contabilidade para o terceiro setor, preparados para auditar a sua organização da forma adequada, realizando um trabalho vantajoso e completo.
E você pode contar conosco, da Revicont, para isso!
Somos uma contabilidade apaixonada pelo terceiro setor, e estamos prontos para te ajudar.