Conheça os maiores erros na captação de recursos

5 maiores erros na captação de recursos para organizações sem fins lucrativos

Alguns erros são cometidos no processo de captação de recursos, o que acaba dificultando os resultados obtidos. Veja quais são eles para evitá-los!

As organizações sem fins lucrativos e de caridade estão no negócio de arrecadação de dinheiro. Sem esse dinheiro, elas não podem continuar seu trabalho.

Mesmo a organização mais bem-intencionada pode cometer erros quando se trata de arrecadação de fundos. Isso ocorre pelos muitos fatores que precisam ser considerados. 

Afinal, não se pode esperar que as pessoas doem dinheiro sem fazer nada para pedi-lo. 

Sendo assim, veja quais são alguns dos maiores erros na arrecadação de fundos aos quais você deve estar atento. Vamos dar uma olhada?

Antes disso, que tal ver alguns artigos sobre gestão de organizações do terceiro setor para otimizar seus resultados com um gerenciamento efetivo?

Organizações sem fins lucrativos frequentemente pedem doações por uma variedade de razões. Elas querem ajudar os sem-teto, combater o câncer ou apoiar uma boa causa. 

Entretanto, alguns erros podem custar muito dinheiro às organizações e até mesmo levar à perda de fundos.

Para evitar esses erros, é importante ter um objetivo claro, comunicar claramente seus objetivos, ter uma abordagem equilibrada e ter um público definido em mente. Veja, a seguir, como driblar esse problemas.

1. Não ter objetivos claros

A parte mais importante de uma campanha de arrecadação de fundos é o objetivo. Embora muitas organizações pensem que angariar fundos é só aceitar doações, nem sempre é o caso. 

A fim de garantir que você saiba quais são os objetivos de sua campanha de arrecadação de fundos, é importante discuti-los com sua equipe antes de lançar uma. Isso o ajudará a descobrir quanto dinheiro você precisa levantar e qual será a melhor maneira de chegar lá.

2. Não comunicar ao público os objetivos com clareza

Muitas pessoas não fazem doações para uma organização que não tem um objetivo e uma finalidade clara.

O objetivo de sua campanha de arrecadação de fundos deve ser claramente declarado. Se não for, então as pessoas que estão dando dinheiro não vão saber por qual motivo estão doando. Elas também terão menos probabilidade de doar se não sentirem que seu dinheiro está sendo usado de maneira eficaz.

3. Não ter uma abordagem equilibrada

Não é suficiente apenas levantar dinheiro. Para conseguir financiamento, você precisa ter uma abordagem equilibrada. Isso significa que você precisa ter todos os componentes necessários no lugar a fim de que o dinheiro possa ser levantado da melhor maneira possível. 

É importante trabalhar em todas as frentes e garantir que haja uma quantidade adequada de tempo alocado para cada aspecto de sua estratégia de arrecadação de fundos. Você também deve se concentrar no que você quer que as pessoas façam com o dinheiro. 

4. Não ter um público suficientemente amplo

Quando se trata de arrecadação de fundos, você precisa ter certeza de que está tendo em vista as pessoas que provavelmente irão dar dinheiro. 

Pode parecer mais fácil apontar para um nicho de audiência menor e perder a oportunidade de alcançar um maior, mas fazer isso significa que você estará perdendo o que poderia ser uma grande quantia de receita para sua organização. Se você estiver visando apenas seu público principal, então provavelmente receberá baixas doações – e, às vezes, nenhuma doação – de pessoas que, de outra forma, estariam interessadas em doar, contudo não conhecem a causa de sua caridade. 

A fim de evitar esse erro, fique atento e se certifique de que seu material de marketing seja projetado de tal forma que alcance o maior número possível de doadores potenciais.

5. Esquecendo a prestação de contas

Um dos aspectos mais importantes da captação de recursos é a prestação de contas, ou seja, certificar-se de que seus doadores saibam para onde vai o dinheiro. Se você não for transparente com sua base de doadores, eles podem pensar que você gastou sua doação em despesas pessoais ao invés de ajudar outros, o que leva a uma falta de confiança na organização e a um menor interesse em doar.

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Apesar de as organizações do terceiro setor serem empresas sem fins lucrativos, as obrigações fiscais precisam ser cumpridas, além disso, sem capital, não há possibilidade de continuar exercendo a causa social. 

Nós, da Revicont, sabemos disso e buscamos levar soluções efetivas para sua organização sem fins lucrativos. Tenha o nosso apoio e potencialize a gestão e a captação dos recursos em sua ONG.

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5 maiores erros na captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. Leia o nosso artigo e veja quais são eles para evitá-los!
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