3º setor e idoneidade financeira: como comprovar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Entenda como comprovar a idoneidade financeira da sua ONG a fim de obter mais investimentos para seus projetos

Você sabe como comprovar a idoneidade financeira da sua ONG com o intuito de obter mais recursos para seus projetos? No artigo que preparamos, vamos explicar a você!

A gente sabe dos desafios que você enfrenta para captar recursos para sua ONG, mas sabia que comprovar idoneidade financeira vai ajudar você a ter mais facilidade nessa tarefa?

Isso porque, por meio dela, você consegue passar mais confiança para quem está pensando em investir nos seus projetos, o que faz com que você possa obter mais investidores para sua entidade do terceiro setor.

Nesse sentido, no artigo de hoje, vamos bater um papo sobre o que pode ser entendido como idoneidade financeira, sobre sua importância, sobre como comprová-la e sobre vantagens de contar com suporte especializado nessa tarefa.

O que a gente pode entender como idoneidade financeira?

Idoneidade financeira pode ser entendida como a confiabilidade que uma pessoa, uma entidade ou uma empresa possui de honrar os compromissos assumidos.

Ou seja, a gente pode interpretar como a característica de que os compromissos financeiros estão sendo cumpridos de forma adequada, sem atrasos e nos valores acordados.

Por que ela é importante para sua ONG?

Uma das maneiras mais comuns de captação de recursos que é feita por entidades do terceiro setor é por meio de doações, inclusive do setor público.

Nesse viés, é fundamental que a sua gestão passe credibilidade, que comprove que a gestão das suas finanças está sendo feita da maneira correta a fim de aprimorar a idoneidade da empresa.

Isso ajuda o doador a entender que o dinheiro aplicado será usado da forma adequada, no propósito que, de fato, sua entidade do terceiro setor busca ajudar.

Como comprovar a idoneidade financeira de sua ONG

Ela pode ser comprovada por meio de atestados, os quais, inclusive, podem ser expedidos por entidades bancárias ou mesmo por fornecedores.

Além disso, os relatórios gerados internamente, com Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), dentre outros, também servem como meio de comprovar a idoneidade financeira por intermédio da análise das contas do negócio.

A partir dos seus relatórios, você consegue demonstrar, de forma clara, onde os recursos da sua ONG estão sendo aplicados.

Elas são importantes, inclusive, para atender a critérios constantes em lei, principalmente quando se trata de manutenção de benefícios tributários.

Atualmente, existe uma resolução específica emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, a qual orienta como devem ser feitos os registros contábeis de uma entidade do terceiro setor; trata-se da 2015/ITG2002(R1).

O trabalho do contador, de produção desses relatórios, ajuda a sua ONG a estar em dia com outras leis, como, por exemplo, as leis de nº 9.790/99 e 9.637/98, bem como o Decreto Legislativo nº 3.100/99 e a Lei nº 13.019/2014, a qual proporcionou um novo marco para o setor.

Inclui-se que certidões negativas de débitos emitidos por órgãos públicos, como Receita Federal, Dívida Ativa da União, Secretarias Fazendárias do município e do estado, são meios de tornar mais claro que a empresa cumpre seus compromissos.

Cartórios também podem emitir certidões declarando que não existem títulos protestados etc.

Todos esses são meios que podem ser usados para comprovar que a sua ONG possui idoneidade financeira.

Entenda as vantagens de contar com apoio especializado para comprovar a idoneidade financeira de sua ONG

Contar com a ajuda de quem entende de detalhes sobre sua organização não governamental, como um contador especializado, permite que você tenha mais facilidade em comprovar a sua idoneidade financeira.

Isso porque ele poderá ajudar sua gestão a ter um melhor acompanhamento e direcionamento quanto ao uso dos recursos.

Além disso, poderá gerar relatórios alinhados com as especificidades da sua ONG, o que facilita o entendimento do contexto em que ela está vivenciando.

Revicont: uma contabilidade especializada em entidades do terceiro setor

Como vimos em nosso artigo, a idoneidade financeira pode ser entendida como uma qualidade de estar em dia com os seus compromissos.

Ela é importante para que você esteja em dia com o Estado, atendendo ao que ele exige em suas leis, além de ser pré-requisito para a concessão de determinados benefícios, sem contar que, por meio dela, fica mais fácil alcançar a confiança de doadores.

Nesse contexto, existem várias formas de comprovar a idoneidade financeira da sua entidade do terceiro setor; geração de relatórios contábeis é uma delas, sendo que contar com profissionais especializados permite que você possa obtê-los com mais facilidade.

Sendo assim, nós, da Revicont, podemos dar a você o apoio necessário para comprovar sua idoneidade financeira, pois somos uma contabilidade que entende de organizações não governamentais e de entidades do terceiro setor, em geral.

Entre em contato com a gente, converse com um de nossos especialistas e conheça as vantagens de contar com o nosso suporte!

CLIQUE AQUI E TENHA SUPORTE PARA COMPROVAR A IDONEIDADE FINANCEIRA DA SUA ONG!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
3º setor e idoneidade financeira: como comprovar?
Article Name
3º setor e idoneidade financeira: como comprovar?
Description
Entenda como comprovar a idoneidade financeira da sua ONG a fim de obter mais investimentos para seus projetos.
Author
Publisher Name
Revicont Assessoria Contábil
Publisher Logo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
 4 dicas de como realizar um orçamento anual para ONG…