Saiba mais sobre os impostos de ONGs

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

ONGs devem ou não pagar impostos?

Uma dúvida corriqueira que muitos possuem é: ONGs pagam impostos? Isso gera dúvidas, mas, neste artigo, vamos esclarecer seus questionamentos sobre esse assunto!

Essas organizações do terceiro setor possuem algumas particularidades, e o pagamento de impostos é uma delas. 

Para você, que é gestor de uma ONG ou pensa em fundar uma, é fundamental estar por dentro de todas essas informações e obrigatoriedades para que a sua organização possa ter sucesso. 

O pagamento de impostos é sempre um assunto que gera muitas dúvidas, mas não se preocupe, vamos te ajudar. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse artigo! 

Impostos: organizações do terceiro setor pagam ou não pagam? 

As organizações do terceiro setor são definidas como associações sem fins lucrativos que reúnem diversas pessoas com o objetivo de um fim ideal. 

Muitas pessoas possuem uma ideia já estabelecida de que ONGs não pagam por impostos e essa informação não é totalmente correta. 

Ao contrário dessa ideia, as organizações do terceiro setor precisam, sim, atender as obrigações tributárias como qualquer outra empresa, mas com algumas exceções. 

De acordo com o artigo 150 presente na Constituição, entidades de assistência social sem fins lucrativos são isentas de tributação de patrimônio, renda e serviços. 

Impostos como IPTU, IPVA, ITR, IR, IOF, entre outros, não serão pagos pelas ONGs. Mas não pensem que essa imunidade é garantida de forma simples. 

Esses direitos devem ser requisitados por meio do Estatuto Social para que possam ser garantidos e devem ser cumpridos vários requisitos, preenchimento de cadastros e requerimentos, para que a ONG seja contemplada. 

Alguns dos requisitos a serem seguidos são: 

  • A não remuneração dos responsáveis por seus serviços prestados; 
  • Aplicar todos os recursos para a manutenção dos objetivos sociais;
  • Fazer a declaração de rendimentos anualmente;
  • Obter documentos que comprovem a origem de suas receitas e despesas.

Ao contrário do que muitos pensam, as ONGs pagam por alguns impostos como, Imposto de Importação, Imposto de Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados, entre outros não isentos. 

Garantir esse direito é possível com o entendimento correto das normas, mas, para isso, você poderá precisar de ajuda. 

A Revicont pode te ajudar!

Gerir uma ONG e ainda ter que lidar com assuntos burocráticos, como o pagamento e a isenção de impostos, pode ser uma tarefa complicada.

Mas esses assuntos são de grande importância para o funcionamento de sua organização, por isso, merecem a atenção de quem entende do assunto. 

E a Revicont está aqui para te ajudar com tudo isso!

Nós somos especialistas em contabilidade para o terceiro setor, sendo assim, com os nossos serviços, você terá o auxílio necessário para que a sua ONG funcione da melhor forma possível. 

Contamos com uma equipe de profissionais especializados e com um atendimento personalizado para melhor te atender. 

Cuidaremos dos seus assuntos contábeis, tributários e burocráticos para que você possa se empenhar ainda mais nas atividades de sua organização. 

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre as vantagens de contar com o nosso suporte especializado!

Contratar um profissional para me auxiliar na gestão da minha ONG!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saiba mais sobre os impostos de ONGs
Article Name
Saiba mais sobre os impostos de ONGs
Description
ONGs devem ou não pagar impostos? Leia nosso artigo, tire as suas dúvidas e fique por dentro de tudo sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
As dificuldades encontradas pelos empreendedores, de forque que a legislação…