Incentivo fiscal: entenda como doações ajudam você nesse assunto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Sabia que existem incentivos fiscais relacionados a doações?

No artigo de hoje, trouxemos informações importantes que vão ajudar você a entender a dinâmica de incentivos fiscais ligados a doações

Você, que está buscando reduzir a carga tributária do seu negócio, sabia que contar com incentivos fiscais é uma estratégia inteligente?

Por meio deles, você consegue dar mais fôlego ao seu caixa, muitas vezes reduzir o valor pago em tributos e, em determinados cenários, ajudar algum projeto social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O artigo de hoje busca justamente promover um debate sobre o assunto, com o objetivo de fazer com que você entenda, com mais clareza, o que são incentivos fiscais e como eles podem ajudar no dia a dia do seu negócio.

O que são incentivos fiscais?

A carga tributária brasileira, além de complexa, costuma ser muito pesada para a maioria dos negócios.

Isso porque existe um número bem variado de impostos e de contribuições que precisam ser pagos, os quais têm como base as diferentes movimentações realizadas pelo empreendimento.

Por exemplo, é cobrado imposto:

  • No trânsito de mercadorias (ICMS);
  • Na fabricação (IPI);
  • Ao auferir lucro (IRPJ e CSLL);
  • Quando a empresa fatura (PIS, Cofins e ISS);
  • Ao realizar operação financeira (IOF) etc.

Nesse sentido, como forma de influenciar que uma empresa possa se instalar em um determinado local, reduzir a carga tributária com a qual um determinado segmento precisa lidar, dentre outras situações, o Estado pode oferecer redução de alíquota, de base de cálculo, posterga a obrigação do pagamento do tributo…

Chamamos essas estratégias de incentivos fiscais ou mesmo de benefícios fiscais.

Abaixo, relacionamos alguns artigos os quais vão ajudar você a entender melhor sobre como tributos se dão em sua empresa:

Quais as principais dificuldades que gestores têm relacionadas ao tema?

Dentre as principais dificuldades que gestores enfrentam ao lidar com o tema, temos conhecer as situações em que é possível a empresa utilizar incentivos fiscais em prol do negócio.

Isso se dá devido ao fato de que o uso indevido dessa vantagem pode proporcionar ao empreendimento sérios problemas, os quais vão muito além de ter que pagar o Estado os valores que não foram recolhidos, acrescidos de multa e de juros.

Outro problema que muitos administradores enfrentam é fazer o controle adequado dos números que envolvem o incentivo fiscal utilizado. Isso é importante, visto que o governo poderá solicitar prestação de contas relacionadas a eles.

O material abaixo ajudará você a entender melhor o abordado:

Existem incentivos fiscais ligados à doações?

A vantagem é que, sim, o governo disponibiliza muitos incentivos vinculados a doações, por meio dos quais, além de você levar vantagens ao seu negócio, poderá ajudar alguma causa social.

Exemplo disso, temos a Lei 11.438/2006, também conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte, a qual permite que parcela do seu Imposto de Renda seja direcionado a projetos voltados para incentivar essa área.

Sendo assim, sua empresa poderá auxiliar ONGs voltadas para a promoção de atividades desportivas a partir dessa norma.

Uma das vantagens é melhorar a credibilidade da sua marca ao tê-la vinculada a alguma causa social.

Revicont: soluções completas para uma gestão mais eficiente

Como percebemos em nossa conversa, contar com incentivos fiscais é uma estratégia inteligente, a qual poderá auxiliar o seu empreendimento a ter uma melhor gestão financeira e, muitas vezes, melhorar a forma como o seu negócio é visto pelo mercado, principalmente quando ele busca auxiliar algum setor da sociedade.

Nesse sentido, contar com apoio de especialistas ajudará você a encontrar o incentivo fiscal ideal para sua empresa, e nós, da Revicont, somos uma contabilidade especializada nessa temática e podemos facilitar a adoção dessa estratégia.

Entre em contato conosco, a partir do botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre as vantagens de contar com o nosso apoio.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Incentivo fiscal: entenda como doações ajudam você nesse assunto
Article Name
Incentivo fiscal: entenda como doações ajudam você nesse assunto
Description
Sabia que existem incentivos fiscais relacionados a doações? Leia o nosso artigo e confira todas as informações que trouxemos.
Author
Publisher Name
Revicont Contabilidade
Publisher Logo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Descubra como reduzir imposto em sua empresa através de doações…