Vamos entender a necessidade de um possuir estatuto de associação comunitária para a sua ONG e como criar esse documento!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

O estatuto de associação comunitária vai organizar a sua ONG e mostrar a que você veio!

Quando olhamos para os diversos pontos periféricos de uma cidade, seja ela grande ou pequena, percebemos cada vez mais claramente a necessidade de ONGs para suprir as demandas, na maioria das vezes, básicas de uma comunidade marginalizada.

Por isso temos, nos últimos anos, um crescimento do número de pessoas que trabalham em instituições sem fins lucrativos, agentes interessados em promover o crescimento de regiões quase esquecidas pelo poder público ou auxiliar a vida de minorias políticas e sociais.

Esse tipo de instituição também é chamada de associação comunitária, pois fazem parte, geralmente, de uma comunidade específica, unindo moradores e centralizando forças para buscar interesses comuns, dentro de um círculo possível de abrangência, dadas as limitações de capital e estrutura.

Porém, mesmo que muitas vezes essas organizações não governamentais não tenham a estrutura adequada, ou seja, exista dificuldade em manter seu trabalho em pleno funcionamento em prol de quem precisa dessa ajuda, um mínimo de instituições é necessário e, por isso, cada uma delas possui um Estatuto de Associação Comunitária.

Então, se você possui ou coordena uma ONG, venha conferir a importância de se produzir um estatuto de associação comunitária e, caso ainda não tenha um para a sua, descubra aqui alguns modelos para se basear!
1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Para isso, continue conosco até o final deste artigo!

Toda organização não governamental deve dizer para a população e para as autoridades, para que veio, ou seja, qual a parcela da população será apoiada, que tipo de ações serão tomadas, seus representantes e financiadores, bem como outras informações básicas sobre o funcionamento da instituição.

Dessa forma, a ONG e a população terão plena consciência do serviço prestado por ela a sociedade.

Modelos de estatuto de associação comunitária

Existem alguns modelos para a produção de um estatuto de associação comunitária disponíveis, portanto, confira aqui as informações básicas para criar seu próprio modelo desse documento para sua instituição.

Segue abaixo alguns dados indispensáveis no seu documento:

  • Nos primeiros artigos, defina o nome da sua associação (com a sigla, se tiver) e o endereço de onde a associação está sediada;
  • Nos tópicos seguintes, explique a finalidade da associação, os objetivos e o que planeja promover àquela parcela da população. Por exemplo:
  • Promover a segurança e o apoio psicológico às mulheres vítimas de abuso e/ou violência doméstica;

ou

  • Promover a inclusão social para crianças deficientes e/ou portadoras de doenças cognitivas e físicas;

Aqui, descreva também as ações que você pretende tomar para a divulgação e conscientização da população sobre o trabalho que está sendo feito;

  • Em seguida, é interessante reforçar o caráter moral e não lucrativo da instituição, deixado claro a não distribuição de bonificações entre seus associados ou voluntários, bem como a ausência da discriminação de quaisquer formas – de raça, gênero, religião ou cor – no ato proposto pela associação;
  • Explicite a forma de promoção das atividades realizadas: como será a execução dos projetos, as parcerias feitas para cada parte do projeto, como as atividades atingirão o público desejado, etc.
  • Em um segundo capítulo do documento, disponibilize informações formalizadas sobre o conselho diretor, associados, parceiros, voluntários, ou seja, todas as pessoas envolvidas diretamente com a causa da instituição.

Entre outras coisas, o estatuto de associação comunitária envolve a formalização de todas as atividades e pessoas envolvidas, a título de comprovação e organização.

A ajuda de um profissional é essencial

Para saber melhor sobre como confeccionar um estatuto de associação comunitária para a sua ONG, converse com pessoas especializadas no seu ramo.

Entre em contato agora mesmo com a Revicont e descubra como fazer um estatuto completo para a sua associação comunitária.

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!

Summary
Estatuto de associação comunitária: como criar?
Article Name
Estatuto de associação comunitária: como criar?
Description
O estatuto de associação comunitária vai organizar a sua ONG e mostrar a que você veio! Leia nosso artigo a segui e saiba mais sobre.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Listamos perguntas e respostas para que você entenda melhor o…
Open chat