Conheça as demonstrações contábeis obrigatórias para sua ONG
Entenda, de uma vez por todas, quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG
Um gestor de uma ONG possui muitas obrigações para manter a organização saudável e em conformidade legal.
Uma dessas obrigações é a apresentação das demonstrações contábeis. Mas você sabe quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para ONGs?
Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos apresentar todas elas a fim de que você garanta a conformidade legal de sua organização.
O que são demonstrações contábeis?
As demonstrações contábeis podem ser definidas como documentos que apresentam o fluxo contábil e financeiro da empresa ou da entidade em um determinado período.
Em outras palavras, elas possuem o objetivo de apresentar informações precisas e detalhadas sobre a posição patrimonial e financeira, sobre o resultado e sobre o fluxo financeiro de uma organização.
Conforme o IBRACON (NPC 27):
As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.
Porém, e quando falamos de organizações sem fins lucrativos, como as ONGs? Quais são as demonstrações obrigatórias? Veja a seguir!
Veja também:
- Demonstrações Financeiras para ONGs – O que é e qual a importância?
- Quais são os cuidados financeiros que uma ONG deve ter?
- Controle de recebimento de doações: como fazê-lo de forma efetiva?
Quais são as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG?
Com base na ITG 2002, as demonstrações contábeis obrigatórias para a sua ONG são:
Balanço Patrimonial – tem o objetivo de evidenciar de forma qualitativa e quantitativa a posição e situação patrimonial e financeira da ONG em uma determinada data.
Demonstração do Resultado do Período – detalha todas as atividades desenvolvidas pelos gestores da organização relacionadas a um determinado período. É importante destacar que essa demonstração é realizada com base nas atividades, e não no resultado.
Demonstração da Mutação do Patrimônio Social – vale ressaltar que se trata de uma demonstração facultativa. Entretanto, a DMPL é mais detalhada, completa e abrangente, tendo em vista que organiza e administra todos os recursos da ONG, sendo responsável por apresentar todas as mudanças do patrimônio em certo período.
Demonstração dos Fluxos de Caixa – essa demonstração segue o conceito de disponibilidade imediata, apresentando as informações conforme o regime de caixa. Vale ressaltar que as doações devem ser apresentadas nos fluxo das atividades operacionais.
Notas Explicativas: tem o objetivo de apresentar as informações necessárias para o entendimento da situação patrimonial. Em outras palavras, para o esclarecimento de determinada conta, transação ou saldo, ou ainda de valores referentes aos resultados da atividade, bem como para referência de situações que podem alterar a situação patrimonial futuramente.
Conte com a Revicont para manter sua ONG em conformidade legal!
As demonstrações contábeis são fundamentais para manter a saúde de sua organização, garantindo que ela possa continuar funcionando.
Entretanto, a sua elaboração demanda tempo, conhecimento e tempo para se atentar a todos os detalhes.
Por isso, é fundamental que você conte com especialistas contábeis para cuidar dessa importante atividade por você.
Desse modo, saiba que nós, da Revicont, somos uma contabilidade especializada em organizações do Terceiro Setor e vamos cuidar de todos os assuntos contábeis e fiscais para manter sua ONG saudável e em plena conformidade legal.
Portanto, não hesite em nos enviar uma mensagem. Estamos esperando o seu contato!
CLIQUE AQUI PARA MANTER SUA ONG SAUDÁVEL E EM CONFORMIDADE LEGAL!