Dentro de um restaurante, existem diversas variáveis financeira que exigem atenção para garantir uma boa gestão, dentre eles, os custos fixos.
Os custos fixos são presentes dentro de qualquer negócio e é necessário conhecê-los para que seja possível administrá-los.
Ao longo deste artigo vamos falar mais sobre o que são esses custos e alguns dos que fazem parte de um restaurante.
Continue lendo e confira!
O que são custos fixos?
Esses custos são aqueles que, com certeza, deverão ser pagos todo mês e possui um valor fixo ou com pouca alteração.
Além dos custos fixos, existe os variáveis, que são o oposto, afinal, não é possível saber com que frequência eles surgirão no negócio.
A análise desses custos são fundamentais para a realização de uma gestão financeira eficiente e que gere resultados positivos para o negócio como um todo.
Através do conhecimento dos custos fixos, é possível calcular quanto tem sido gasto mensalmente com esses custos e identificar se o valor não está demasiadamente alto, Se estiver, se faz necessária a aplicação de estratégias de uma boa gestão financeira para gerar a diminuição desses custos.
É importante salientar que os custos fixos são uma grande porcentagem dos custos mensais de um restaurante e, por isso, cuidar para que os mesmos não sejam prejudiciais para o crescimento do negócio é de suma importância.
Quais são os custos fixos de um restaurante?
Os custos fixos mais comuns são:
- aluguel;
- salários;
- impostos;
- manutenção de maquinário;
- água e luz – são híbrida, pois, apesar de serem custos presentes todos os meses, o valor altera.
Esses são alguns do custos mais comuns dentro de um restaurante. Muitos custos são variáveis por ocorrerem apenas com o surgimento da necessidade de aquisição de algo.
Promover a diminuição desses lucros é uma tarefa desafiadora e necessária para o desenvolvimento financeiro saudável e lucrativo do restaurante. Esses são custos inevitáveis de se ter, afinal, são necessários para a empresa funcionar.
Entretanto, buscar um estabelecimento onde o aluguel tenha um valor acessível, contar com um planejamento tributário para cuidar dos impostos, se atentar a economia de água e luz e outras medidas simples, já são extremamente efetivas na diminuição desses custos.
A contabilidade pode ser sua aliada!
Para conseguir realizar as medidas citadas anteriormente e ter uma gestão financeira eficiente de forma geral, a contabilidade pode te ajudar. Mas claro, é preciso buscar por profissionais que compreendam sobre o segmento de supermercado, para que, assim, todas as ações e estratégias elaboradas sejam voltadas especificamente para as necessidades do seu negócio.
Com profissionais capacitados e qualificados, é preciso deixar o valor dos custos fixos o mínimo possível, prezando pela maximização dos lucros. Além disso, uma das grandes vantagens é a segurança que deixar as finanças do seu negócio nas mãos de profissionais proporciona, lhe oferecendo a oportunidade de focar em outros aspectos do restaurante para torná-lo um grande sucesso.
Gostou do artigo e que ter o auxílio contábil para gerir seus custos fixos? Clique no botão abaixo e, juntos, vamos cuidar da saúde financeira do seu restaurante!