Como montar uma ONG – Passo a passo para elaborar seu Canvas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Descubra como montar uma ONG com uma simples folha de papel!

O segredo para o sucesso do seu empreendimento social cabe numa folha de papel e eu vou te provar isso em um artigo de, no máximo, 5 minutos!

Desafio lançado!

Nas próximas linhas deste mesmo artigo, eu vou te revelar uma técnica capaz de elaborar todo o plano de negócios e proposta de valor da sua ONG em uma simples folha de papel!

Quer pagar para ver?

Então, primeiro, eu preciso te explicar o que é um canvas de negócio…
1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Canvas de negócio – o que é?

Em tradução literal, a palavra “canvas” – do inglês para o português – significa “tela de pintura”. Sendo assim, quando falamos sobre elaborar um canvas de negócio, nos referimos a elaboração de uma ilustração gráfica de toda a proposta da sua empresa.

Assim, fica fácil de entender o que você faz, para quem você faz, como faz e por quanto faz, por exemplo.

Mas, chega de conceito! – O que era mais importante, agora, você sabe…

Vamos focar no que realmente interessa:

Como montar uma ONG com uma folha de papel

Portanto, separe uma folha de sulfite – ou, de preferência, uma cartolina pode ser melhor, se você é uma pessoa com muitas ideias – e divida-a em 9 partes, com marcações na folha.

Seu desenho deve ser algo parecido com isso:

Canvas - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Com as marcações feitas, chega a hora de dar asas à imaginação e vida ao seu projeto social.

Dessa forma, vou te explicar agora o que cada uma dessas marcações representa e o que você deve preencher em cada uma delas.

1 – Proposta de valor

A primeira marcação é a proposta de valor, aqui, você deve deixar destacado o porquê você quer abrir a sua ONG e o que ela tem de especial.

Qual o valor que você vai entregar à sua comunidade, seu bairro, sua rua ou seu estado?

2 – Público-alvo

A marcação número 2 se refere ao seu público-alvo, aqui, você já começa a entender como montar uma ONG com base no que as pessoas precisam.

Portanto, tenha sempre foco: se você quer abrir uma ONG de resgate de animais, seu público-alvo não pode ser reabilitados, e se você quer abrir uma ONG de apoio a moradores de rua, seu público-alvo não pode ser idosos abandonados em asilos. 

Foque apenas em quem sua ONG está proposta a ajudar.

3 – Local

A marcação número três é destinada a entender não somente o local onde sua ONG estará localizada como, também, os canais pelos quais ela se comunicará com as pessoas atendidas.

O foco é entender como montar uma ONG acessível a todos e que não gere muitos custos – grande parte dos projetos costumam se iniciar na casa de um membro ou em estabelecimento para aluguel próximo de onde os membros residem.

4 – Relacionamento com Clientes

A quarta marcação se destina a forma como você irá se relacionar com os demais, se vai usar as redes sociais, telefone e e-mail, como vai usar, com que frequência e por aí vai.

5 – Atividades-chave

Nas atividades-chave, você descreve o que a sua ONG necessariamente vai fazer, quem ela vai ajudar e qual o processo para que isso aconteça.

6 – Materiais

Na sexta marcação, você indica todos os recursos necessários para que tudo o que foi descrito até agora seja possível, incluindo pessoas e investimento financeiros – mas não precisa especificar valores, isso fica para a marcação 8.

7 – Parceiros

Na sétima marcação, você lista seus parceiros, aqueles que você pode confiar tanto operacionalmente quanto financeiramente, e que irão elevar o nível da sua ONG.

8 – Custos

Agora sim, nesta marcação você entende como montar uma ONG com os recursos financeiros necessários. É aqui que você lista tudo o que será gasto para abrir a sua Organização Não Governamental.

9 – Receita

E, por fim, você entende como montar uma ONG com as receitas necessárias.

O intuito nessa marcação é identificar todas as fontes de arrecadação possíveis para manter e elevar o potencial da sua ONG.

Entendeu como montar uma ONG com uma folha de papel?

Se não ficou tão claro, sem problemas, separei um vídeo especial meu, explicando como montar uma ONG usando o modelo canvas!


Porém, saiba que você não precisa fazer tudo isso só!

Caso queira entender como montar uma ONG com TODOS os processos, mas sem ter que lidar com as burocracias, é simples, basta entrar em contato comigo que nós, da Revicont, cuidamos de tudo!

Acesse esta página agora mesmo e entenda o que podemos fazer para montar a sua ONG: Contabilidade para Terceiro Setor.
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Diversas são as ilegalidades promovidas pelo fisco, mas que podem…
Open chat