Como declarar ajuda governamental de ONGs?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Entenda de uma vez como declarar ajuda governamental da sua ONG

Você sabe como declarar ajuda governamental de ONGs? Leia o material que preparamos, entenda e evite problemas junto ao fisco

Uma dúvida muito comum que entidades do terceiro setor enfrentam trata-se do momento da prestação de contas, ou seja, de declarar ajuda governamental ao receber um recurso.

Sendo assim, o artigo que preparamos hoje visa justamente ajudar a realizar essa tarefa com mais facilidade.

Por meio dele, vamos conversar sobre a importância de declarar ajuda governamental da forma correta, sobre as principais dificuldades que você poderá enfrentar na realização dessa atividade e sobre como fazer para evitar problemas na prestação de contas.

Leia o nosso material até o fim e entenda como lidar com essa questão com mais facilidade.

Por que é importante declarar ajuda governamental à sua ONG da maneira correta?

Quando uma entidade do terceiro setor recebe algum tipo de benefício do governo, usualmente é necessário realizar a prestação de contas, informando como o dinheiro foi usado.

Isso é importante para evitar que gestores mal intencionados façam uso do dinheiro público de forma indevida, como, por exemplo, para enriquecer ilicitamente.

Nesse sentido, declarar ajuda governamental é uma forma de garantir que os recursos advindos da sociedade, geralmente por meio do pagamento de tributos, sejam usados da forma apropriada.

Para a ONG, declarar o uso desses recursos da forma devida é fundamental também a fim de que usufrua dos benefícios futuros junto ao Estado, bem como a fim de evitar que os gestores tenham problemas com a lei, podendo, inclusive, ter seu CPF como irregular, dificultando obtenção de documentos, abertura de contas bancárias, entre outros aspectos.

Quais os principais desafios enfrentados ao declarar sua ajuda governamental?

Um dos maiores problemas com os quais gestores de entidades do terceiro setor precisam lidar está relacionado à organização das informações que serão usadas na prestação de contas.

Além disso, também não é comum que tudo seja deixado para última hora, o que poderá trazer dificuldades à obtenção e à ordenação dos documentos, os quais costumam ser:

  • Fotografias;
  • Vídeos;
  • Notas fiscais;
  • Depoimentos;
  • Listas de presença;
  • Materiais utilizados para divulgar em revistas, em jornais etc.

Ademais, muitos não sabem quais os meios que devem ser utilizados para se declarar ajuda governamental, tendo em vista que o próprio órgão que concedeu o benefício poderá disponibilizar programa para o respectivo preenchimento.

Entenda o que fazer para declarar ajuda governamental à sua ONG da maneira correta

O primeiro passo é ler o edital de forma aprofundada e analítica.

É a partir dessa ação que você saberá não apenas os requisitos para obter os recursos que você deseja, mas também entender como declarar ajuda governamental.

Caso exista programa para realizar a prestação de contas, procure saber como ele funciona, quais as informações serão necessárias.

Durante o uso dos valores obtidos, faça o levantamento de toda documentação necessária, exigida pelo Estado, e arquive-a de maneira organizada.

Outra dica importante é contar com um sistema que permita registrar cada centavo usado nesse processo, o qual também possibilita que relatórios possam ser gerados.

Ter total controle dos seus números ajudará você a usar seus recursos da forma correta e facilitará bastante o processo no momento de declarar ajuda governamental.

Revicont: uma contabilidade especializada em entidades do terceiro setor

Como vimos, declarar ajuda governamental obtida pela sua entidade do terceiro setor é fundamental para que você continue usufruindo de recursos obtidos do Estado, bem como fortalecendo a confiança da sociedade em sua entidade.

Nesse contexto, entender de forma prévia e preocupar-se no levantamento de informações usadas na prestação de contas são ações que vão facilitar todo o processo.

Então, contar com apoio especializado é uma estratégia eficiente que vai ajudar você a realizar esse processo com mais segurança e com mais praticidade.

Nós, da Revicont, somos uma contabilidade especializada em ONGs e temos o preparo necessário para ajudar você a declarar ajuda governamental.

Entre em contato com a gente, por meio do WhatsApp, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre os benefícios de contar com o nosso suporte.

Realizar o processo de declarar ajuda governamental corretamente para minha ONG!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como declarar ajuda governamental de ONGs?
Article Name
Como declarar ajuda governamental de ONGs?
Description
Entenda de uma vez como declarar ajuda governamental da sua ONG. Leia o material que preparamos e evite problemas junto ao fisco
Author
Publisher Name
Revicont Assessoria Contábil
Publisher Logo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Saiba mais sobre como treinar uma equipe de sucesso para…