CNPJ inapto: como resolver?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Saiba os procedimentos necessários para resolver a situação do CNPJ inapto de sua ONG

Regularizar a situação do CNPJ de sua ONG é essencial para manter as atividades em conformidade e para evitar maiores problemas

Administrar uma entidade do terceiro setor claramente não é algo simples como muitos imaginam. Afinal, diversas situações e imprevistos surgem diariamente, fazendo com que você, gestor, tenha que se virar dentro das possibilidades para resolver todas essas questões.

Dentre alguns dos problemas mais frequentes em ONGs, temos a situação cadastral do CNPJ.

Muitas instituições possuem CNPJ inapto e, ainda assim, seguem executando as suas tarefas diárias…

Entretanto, essa ação é incorreta – visto que estará realizando as atividades de maneira irregular.

Uma série de problemas poderá surgir a partir desse momento e, consequentemente, trazer impactos graves para a sua ONG.

Por conta disso, nós, da Revicont, apresentaremos durante este artigo quais os procedimentos necessários para resolver a situação do CNPJ inapto de sua instituição, bem como alguns outros pontos importantes a serem considerados.

Portanto, esperamos que siga conosco até o final e que faça uma ótima leitura!

CNPJ inapto – do que você precisa saber?

Regularizar a situação do CNPJ de sua empresa é obrigatório. Inclusive, o fato de exercer as atividades cotidianas como CNPJ inapto pode trazer vários riscos – desde os mais leves aos mais graves –  para a sua ONG.

Assim, visando auxiliar você a corrigir esse erro em sua gestão, abordaremos a seguir alguns tópicos importantes para a regularização do documento.

O que ocasiona a inaptidão de um CNPJ

Mesmo sem seguir as regras de empresas privadas ou com fins lucrativos, as instituições do terceiro setor devem cumprir algumas obrigações para se manterem dentro da lei.

Essas exigências são para que a Receita Federal tenha conhecimento quanto às informações importantes de sua ONG, por exemplo.

Entretanto, alguns fatores são essenciais para que a situação do CNPJ de sua entidade apresente-se como inapta.

Dentre alguns desses fatores, estão:

  • Ausência de documentações referente às atividades;
  • Falta de apresentação de demonstrativos;
  • Omissão de dados contábeis; entre outros.

Porém, essas situações só irão constar caso o período dessas omissões seja de dois anos consecutivos.

Quais as consequências de atuar com CNPJ inapto

Atuar com o CNPJ inapto em sua ONG pode trazer diversos empecilhos durante a sua gestão.

Dentre os principais problemas, os mais comuns são:

  • Multas;
  • Intimações;
  • Sócios sendo responsabilizados pelos eventuais débitos;
  • Baixa no ofício de inscrição de sua ONG; entre outros.

Dessa maneira, buscar por profissionais capacitados para prestar a devida assistência durante os procedimentos para regularização de seu CNPJ se faz essencial.

Afinal, dependendo da gravidade ou do problema que a sua ONG enfrentar, poderá correr sérios riscos de fechamento do estabelecimento, inclusive.

Logo, busque pelo passo a passo para realizar a regularização e evite adversidades e transtornos. Além, é claro, de não ter dores de cabeça em caso de outros problemas relacionados à Receita Federal.

Quais os procedimentos para regularizar a situação do CNPJ

Regularizar a situação do CNPJ inapto de sua ONG é fundamental para a sequência de suas atividades e para entrar em conformidade com as leis.

Entretanto, para resolver essas questões, é necessário seguir algumas etapas a fim de realizar os procedimentos corretos para a regularização.

Acompanhe abaixo quais são os passos:

  • Consulte a situação de seu CNPJ para se assegurar sobre a irregularidade;
  • Solicitar um relatório de pendências;
  • Entregue todas as pendências – incluindo documentos solicitados e pagamento das taxas ou de multas.

Após a realização desses procedimentos, a regularização terá um prazo de 24 horas para ser confirmada e ativada.

Outra maneira de conseguir realizar a regularização do CNPJ de sua entidade do terceiro setor é buscar pelo apoio de uma equipe especializada para que possam – os profissionais – realizar os procedimentos, enquanto você foca a realização dos serviços os quais são exercidos em sua ONG.

Suporte contábil para o terceiro setor

Além das burocracias cotidianas, como as questões financeiras de sua ONG, é preciso se atentar à situação atual do CNPJ de sua entidade.

Afinal, ao contar com um CNPJ inapto, diversos problemas de diferentes níveis de gravidade poderão surgir – como visto nos tópicos anteriores.

Sendo assim, contar com uma contabilidade especializada no terceiro setor se faz essencial para que não haja adversidades.

Com isso, conte com a Revicont Assessoria e Consultoria Contábil!

Nosso serviço trará maior eficiência e segurança para a gestão de sua ONG, de maneira que encontremos, juntos, quais os pontos a serem corrigidos com possíveis falhas.

Assim, você, gestor, terá maior organização e poderá administrar corretamente e com maior tranquilidade a sua instituição.

Dispomos de uma equipe altamente qualificada e selecionada, com larga experiência e com conhecimento no terceiro setor pronta para prestar o devido suporte.

Através de estratégias e de recursos tecnológicos, buscamos as devidas soluções para aquilo que precisa ser trabalhado em sua entidade do terceiro setor. A partir disso, atribuímos ao seu dia a dia as melhorias necessárias referentes aos processos internos de sua administração.

Nós, da Revicont, auxiliaremos da maneira correta durante todo o processo de resolução referente ao CNPJ de sua ONG – além de possibilitar outras vantagens, como, por exemplo, redução dos impostos e maior controle dos recursos disponíveis.

Dessa maneira, ajudaremos você, gestor, durante todo o processo para regularizar o CNPJ de sua ONG. Mas vale ressaltar que há diferenças para a situação de CNPJ inapto e inativo.

Caso você queira saber, também, maiores detalhes de como reativar CNPJ inativo de sua entidade, basta acessar o nosso site através do link.

O nosso objetivo é trazer praticidade à sua gestão, além de uma assistência frequente para evitar maiores problemas não só relacionados ao CNPJ, mas a todas as demais questões administrativas.

Portanto, evite transtornos e maiores dificuldades para solucioná-los, procure pelos profissionais da Revicont e melhore a administração de sua ONG.

Tenha a Revicont ao seu lado

Buscar pela parceria dos profissionais da Revicont é fundamental para que você consiga resolver as questões do CNPJ inapto de sua ONG.

Assim, traremos mais segurança e assertividade durante o processo…

Para isso, entre em contato com nossos consultores agora mesmo!

Basta preencher o formulário com seus dados que, em breve, entraremos em contato para compreendermos as suas reais necessidades.

Caso prefira, pode nos contatar através do nosso WhatsApp – clicando no ícone localizado no canto inferior direito da tela.

Não perca tempo!

Nós estamos aguardando o seu contato!

Resolver a situação do CNPJ inapto de sua ONG

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
CNPJ inapto: como resolver?
Article Name
CNPJ inapto: como resolver?
Description
Regularizar a situação do CNPJ de sua ONG é essencial para manter as atividades em conformidade e para evitar maiores problemas.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) lançou uma nova…