Veja as melhores resoluções de ano novo para a sua ONG

Resoluções de ano novo para ONGs

Você faz a gestão ou é administrador de uma ONG? Caso a resposta seja sim, saiba como aplicar as melhores resoluções de ano novo na ONG em que atua.

O ano de 2021, sem sombra de dúvidas, ficará marcado na história do Brasil, bem como no mundo. Afinal, enfrentamos com resiliência todo este processo de pandemia.

Será que você consegue recordar o que fazia no dia 13 de março de 2021? Pode ser que você se lembre, ou pode ser que não. 

Afinal, já estamos a caminho de um novo ano, com novas perspectivas, e, sobretudo, com coragem e força para viver o ano de 2022.

Por este motivo, preparamos este texto na intenção de elucidar as melhores atitudes a serem tomadas na ONG em que você atua. 

Trazendo, assim, para a organização, a mesma ideia de resiliência que aplicamos na nossa caminhada até aqui durante esta pandemia.

2021 foi o reflexo do ano anterior, porém 2022 pode e deve ser diferente. Se a gestão souber aplicar o que aprendeu ao longo destes 2 anos, terá, com certeza, ótimas ideias para aplicar as resoluções de ano novo.

Gostou deste tema? Aproveita, então, para interagir conosco e conhecer mais sobre este assunto.

Resoluções de ano novo: listamos três aprendizados que vão ajudar a sua ONG no ano de 2022, são eles: fortalecer, diversificar e planejar

  • Fortalecer — (Fortaleça)

Analisar resoluções de ano novo para a sua ONG é uma estratégia inteligente. Afinal, a pandemia inverteu muitos cenários.

O fluxo de doação, por exemplo, aumentou. Em contrapartida, 46% das empresas sociais iniciaram o segundo semestre de 2020 com os recursos aptos para apenas mais três meses.

Como isso ocorreu?

De forma geral, muitas ONGs tiveram um volume alto de doações, a fim de ajudar em iniciativas de emergência. Porém, não tiveram o mesmo para custos fiscais.

Caso você não saiba, dinheiro para projetos é uma coisa, outra coisa é o dinheiro para pagar salários, aluguel e outros custos da empresa, que são fixos.

Deste modo, cada cenário em que a ONG atua com um projeto, sendo ele de emergência ou não, não recebendo os custos para que ele funcione, ela acaba se colocando em risco de enfraquecimento. 

Ainda que, talvez, pareça o oposto, essa atitude deixa a instituição enfraquecida.

É preciso se fortalecer.

Em 2022, sejam os projetos de emergência ou não, você, fundador ou administrador de uma ONG, precisa inserir neles os seus custos.

Vejamos uma situação: uma empresa de grande porte fez a doação de 200 cestas básicas para a comunidade, e é a sua ONG que vai realizar este trabalho, logo ela deve receber por isso.

Talvez você fique se questionando sobre isso, mas não há mal algum.

Todos os custos fixos precisam ser bancados para que a doação seja viabilizada. Caso eles não sejam cobertos pela empresa, a organização acabará cobrindo.

É importante lembrar que a sua ONG só irá continuar a viver em prazos longos, caso os custos institucionais estejam equacionados.

Trabalhar sem receber algo em troca, não sustenta. Portanto, a primeira resolução de ano novo para a sua ONG é se fortalecer.

  • Diversificar – (Diversifique)

2021 evidenciou o quanto novos horizontes são necessários. Neste sentido, é importante diversificar e obter outras formas de captar recursos.

A COVID-19 colaborou diretamente para uma redefinição de muitos fluxos com relação às doações.

Isso comprometeu a sobrevivência de algumas organizações que dependem de baixos investimentos ou financiadores.

Ou seja, aquele doador que é antigo e normalmente contribui com muito, pode deixar sua ONG a qualquer momento. Caso ela dependa apenas desse dinheiro, o sonho pode, infelizmente, chegar ao fim.

Portanto, busque sempre novas fontes!

Faça 2022 ser o ano da captação de recursos financeiros da sua ONG.

Existem inúmeras formas de se obter o recurso financeiro. Então, não fique acomodado com o que você já possui.

Realize campanhas, faça lives, conheça sobre o fundo patrimonial, abra um programa de doadores que estejam aptos a doar mensalmente, etc.

Lembre-se, nada é tão bom que não possa ser melhorado. Torne a sua organização mais resiliente em 2022.

Diversifique, esta é a segunda resolução de ano novo para a sua ONG.

  • Planeje – (Planejar)

A pandemia impediu que muitos planejamentos de arrecadação pudessem ser cumpridos.

Essa atitude demonstra que é importante se planejar.

Como vimos no bloco acima, a diversificação proporciona que a captação de recursos  permaneça ativa.

Toda e qualquer empresa, ONG ou organização, que se planeje, corre menos riscos de quebrar diante de uma adversidade como a pandemia, que muito nos ensinou.

Um planejamento inteligente sabe exatamente onde identificar se o calo pode apertar ou não. Logo, sabe-se quando é preciso frear ou acelerar.

Deste modo, é muito importante planejar os próximos passos, uma vez que já conseguimos visualizar a retomada da economia e das empresas de forma geral, uma vez que estamos caminhando para um novo momento.

A terceira e última resolução de ano novo para a sua ONG é: planejar!

Planejar os próximos anos permite que a sua instituição tenha mais opções de se manter ativa e não fechar as portas.

É necessário sentar com a equipe, repensar ou reformular a missão da organização, e revisar as estratégias.

O impacto social que você tanto almeja só será alcançado se o fluxo for consistente a longo prazo.

Tudo isso só será possível com um bom planejamento.

Conte com Revicont para aumentar os recursos da sua ONG em 2022 e para elaborar um planejamento financeiro eficiente que mantenha o equilíbrio das suas finanças

Como vimos, são muitos os fatores que influenciam uma ONG a continuar exercendo um papel social, a fim de sanar buracos deixados pelo Governo.

Deste modo, você, gestor ou fundador de uma ONG, deve utilizar as melhores resoluções de ano novo para que possam, em 2022, estar atuantes nas comunidades, fazendo a diferença na vida de quem por meio dela é ajudado.

É preciso traçar estratégias para captar novos doadores e novos recursos. Além disso, também é importante elaborar um planejamento financeiro e tributário eficiente para ter um maior controle das finanças, reduzindo custos desnecessários e aumentando o dinheiro em caixa, que pode ser utilizado para manter projetos existentes, ou para criar novos projetos.

Por isso, conte com os serviços de excelência da Revicont!

Nossa equipe experiente e especializada está à disposição da sua ONG para elaborar um planejamento financeiro eficiente, que considera a realidade e objetivo da sua instituição, visando o controle financeiro e a captação de novos recursos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua ONG? Clique no ícone do WhatsApp, que fica localizado no canto inferior direito da sua tela, e fale conosco.

Estamos aguardando o seu contato!

Elaborar um planejamento financeiro eficiente

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Summary
Article Name
Veja as melhores resoluções de ano novo para a sua ONG
Description
Você faz a gestão ou é administrador de uma ONG? Caso a resposta seja sim, saiba como aplicar as melhores resoluções de ano novo na ONG em que atua.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo

Deixe um comentário

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Entre as diversas informações presentes nas notas fiscais, o Código…