Trocar de contador: guia para ONGs

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Confira o passo a passo para sua ONG trocar de contador prezando pela ética, pela transparência e pela eficiência!

Descubra aquilo de que é preciso para trocar de contador sem complicações para a sua organização do terceiro setor

Apesar das organizações do terceiro setor não terem fins lucrativos, mas, sim, sociais, existem diversos processos comuns às empresas que precisam ser realizados a fim de que a regularidade seja mantida. 

Por isso, o suporte contábil é crucial para uma ONG, viabilizando que aspectos como a prestação de contas, as obrigações acessórias, as auditorias, entre outros, estejam sempre em dia. 

Dessa forma, assim como em toda empresa, a escolha do suporte contábil é crucial e impacta diretamente o funcionamento da ONG. 

Sendo assim, pode ocorrer de surgir a necessidade de trocar de contador, visando o melhor para a organização.

Sabendo disso, preparamos este conteúdo especialmente para tratar sobre a troca de contador, almejando te orientar a como lidar com essa questão de forma ética, transparente e eficiente.

Trocar de contador: quais as causas?

Para iniciar, vamos tratar do cenário que leva uma organização a trocar de contador, afinal é comum existirem dúvidas sobre quais circunstâncias são válidas para essa decisão… 

A realidade é que as causas da troca são variáveis, sendo que irá depender da realidade e da relação da organização com a contabilidade. 

Sendo assim, é preciso considerar aquilo de que sua ONG precisa e se você enxerga a necessidade de mudança e, caso sim, realizar o processo de forma impecável.

Alguns exemplos de causas para trocar de contador que podemos destacar são:

  • Desalinhamento de expectativa; 
  • Uma proposta mais coerente para a ONG;
  • Busca por novos profissionais e por novas formas de prestação de serviços contábeis;
  • Problemas com o cumprimento das obrigações e dos prazos; entre outros.

O fato é que, independentemente de qual seja a causa, é fundamental que este processo de trocar de contador seja feito da forma mais descomplicada possível, visando não trazer problemas para nenhuma das partes envolvidas. 

Para isso, o cumprimento de algumas etapas é simplesmente indispensável, e é o que vamos lhe mostrar no guia que preparamos mais adiante.

A importância de prezar pela ética, pela transparência e pela eficiência

Antes de partirmos para o guia, é de extrema importância entender o porquê é tão importante prezar pela ética, pela transparência e pela eficiência no processo para trocar de contador… 

Os profissionais contábeis atuam como verdadeiros aliados, atuando diretamente e de forma minuciosa em diversos detalhes de uma empresa ou de uma organização, garantindo toda a conformidade para que o funcionamento esteja em completa regularidade.

Dessa forma, é importante prezar pelo encerramento dessa relação de uma forma cordial e sem complicações, até mesmo para que a migração para outra contabilidade possa ser feita de forma mais simples.

Assim, não torna-se necessário entrar com ações legais e até mesmo criar uma relação conflituosa que pode ser evitada quando o processo é feito da maneira correta, o que beneficia ambas as partes envolvidas. 

Guia para trocar de contador em sua ONG

A fim de garantir que os pilares ética, transparência e eficiência serão garantidos, o cumprimento de algumas etapas é fundamental, pois garante que todos esses aspectos estejam presentes durante todo o processo. 

Sabendo disso, preparamos este guia especialmente para falar quais são essas etapas e para te orientar de forma precisa a fim de que possa cumprir com cada uma delas.

Seguindo cuidadosamente essas orientações, o processo de trocar de contador não será um problema para a sua ONG.

Notifique a atual contabilidade 

A primeira etapa é notificar seu atual contador sobre a troca, o que caracteriza a transparência. 

Nesse momento, é importante já alinhar como será feito todo o processo relacionado à documentação, bem como pode ser viável oferecer um feedback sobre o porquê da decisão de trocar de contador. 

Com isso, ainda que você já esteja com a decisão tomada, você contribui para a evolução dos profissionais que atuaram ao seu lado.

Façam a análise e o cumprimento do contrato

O contrato de prestação de serviços contábeis deve conter as cláusulas referentes à rescisão contratual e às etapas específicas que devem ser cumpridas. 

Sendo assim, é importante que o contrato seja analisado conjuntamente para que o que foi previamente acordado seja cumprido e para que nenhuma das partes tenha problemas no processo.

Solicite os documentos

A solicitação de documentos é uma das etapas mais importantes, visto que é o momento em que a atual contabilidade deve reunir todos os documentos referentes à ONG e passá-los a você, a fim de que possam ser disponibilizados para a nova contabilidade. 

Dentre estes documentos, devem constar os balanços, as prestações de contas, as notas fiscais, entre outros que sua ONG tiver. 

Para auxiliar e para garantir que todos os documentos necessários estejam em sua posse, realizar um checklist é uma ótima dica, viabilizando até mesmo checar com a atual contabilidade se nada ficou faltando.

Formalize com a nova contabilidade

Por fim, o processo para trocar de contador se encerra com a formalização com a nova contabilidade, sendo necessário passar todos os documentos, bem como acertar as questões contratuais e assinar o contrato. 

É importante também alinhar as expectativas e garantir que o serviço contábil que a ONG necessita no momento será prestado, permitindo que você foque a realização das atividades sociais que sua organização desempenha. 

Nesse momento, nossa dica é esclarecer todas as dúvidas, alinhar ao máximo como tudo irá funcionar e, assim, evitar problemas futuros.

Conte com a Revicont hoje mesmo!

Apesar de o cumprimento de todas as etapas que apresentamos permitir que o processo para trocar de contador não seja apenas mais um problema a resolver na sua rotina, ter suporte para garantir que tudo será feito da forma correta é crucial. 

Além disso, é muito importante estudar para qual contabilidade irá migrar, visando proporcionar aquilo de que a ONG precisa para poder realizar um trabalho social cada vez mais completo.

Para isso e para mais informações sobre como trocar de contador sendo uma ONG, você pode contar conosco, da Revicont

Basta acessar o link abaixo e ter acesso ao que preparamos especialmente para te orientar de forma prática sobre essa questão. 

Como trocar de contabilidade em São Paulo

Além disso, estamos sempre à sua disposição pelo ícone do WhatsApp!

Trocar de contador prezando pela ética, pela transparência e pela eficiência!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Article Name
Trocar de contador: guia para ONGs
Description
Confira o passo a passo para sua ONG trocar de contador prezando pela ética, pela transparência e pela eficiência!
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
A transformação digital veio a galope com a pandemia de…