Responsabilidade Social Empresarial: desenvolva em seu negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Entenda o que é e as vantagens de desenvolver a Responsabilidade Social Empresarial no seu empreendimento

Você sabe o que é a Responsabilidade Social Empresarial? Entende por que ela é benéfica para sua empresa? Leia o artigo que preparamos e fique por dentro!

Em nosso mundo, dois pensamentos são certos: dependemos uns dos outros para sobreviver, e os recursos existentes em nosso planeta são limitados, sendo que, nesses aspectos, entra a importância da Responsabilidade Social Empresarial.

Tema cada vez mais presente no âmbito empresarial, o artigo que trouxemos hoje busca justamente promover um bate-papo sobre ele.

Nesse sentido, entender o que, de fato, é a Responsabilidade Social Empresarial, sua importância, como ela pode causar impactos em seu negócio, desafios para implementá-la e como incluí-las em seu estabelecimento é essencial.

Sendo assim, continue com a gente até o final e boa leitura!

O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE)?

A gente pode entender como RSE o conjunto de atividades realizadas por sua empresa as quais têm como objetivo promover um mundo mais justo, igualitário e sustentável, ou seja, melhor para se viver.

Tendo em vista a importância que as organizações representam para a sociedade atual, bem como as necessidades urgentes que busquem reduzir as desigualdades sociais e que busquem o uso adequado dos recursos naturais, esse tema encontra-se cada vez mais presente no contexto empresarial.

Por conta disso, existem várias iniciativas diferentes realizadas, inclusive, por instituições governamentais que buscam incentivar e facilitar com que negócios atuantes em diferentes setores implementem, em seu dia a dia, práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

Nesse viés, a RSE pode ser realizada em diferentes áreas em seu negócio, como, por exemplo:

  • Ações de cunho educacional;
  • Participação de forma a contribuir com a preservação ambiental;
  • Atividades focadas na promoção da saúde implementadas na comunidade;
  • Práticas que visem promover a inclusão social etc.

Até esta leitura inicial do nosso material, você conseguiu perceber a importância de ela ser implementada em sua empresa?

No próximo tópico, a gente vai explicar!

Por que ela é importante e de que forma as iniciativas de RSE podem impactar a empresa?

Existem vários motivos que tornam atrativa a adoção de práticas relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial em sua empresa, uma delas é melhorar a reputação da sua marca no mercado.

Isso contribui para que ela seja bem-vista pela sociedade e pode, inclusive, ser critério para ganhar a preferência do seu público-alvo.

Sendo assim, a RSE contribui para melhorar a competitividade do seu negócio, servindo também como maneira de agregar valor à sua atuação.

Ainda, percebe-se uma maior propensão das novas gerações por atuarem em empresas engajadas com questões sociais, tornando seu empreendimento mais atrativo para atrair e para reter talentos.

Lembrando que esse é um problema enfrentado por muitos empreendimentos, visto que existem, em muitas empresas, dificuldades em encontrar e em contratar trabalhadores qualificados, principalmente quando se está diante de uma vaga com função específica.

Ademais, a RSE contribui para a sustentabilidade do negócio, pois ações de responsabilidade social costumam ter como objetivo fazer com que os recursos continuem disponíveis e com que possam ser utilizados no futuro pelo seu negócio.

Elas também podem contribuir para otimizar o engajamento da sua equipe, trazendo reflexos positivos na motivação dos seus colaboradores e contribuindo para a sinergia deles.

Ações de RSE podem contribuir para desenvolver habilidades e competências dos seus funcionários.

Quais são os desafios ao implementar a RSE na empresa?

Aplicar, no dia a dia de um negócio, ações de Responsabilidade Social Empresarial não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata daquelas que requerem o envolvimento da sua equipe.

Ainda, muitas dessas ações requerem investimento financeiro, sendo que o retorno costuma vir apenas em momentos futuros para o seu negócio e de maneira indireta.

Logo, um obstáculo que pode ser bastante custoso de superar trata-se de internalizar no seu negócio ações ligadas à RSE.

Como implementar a RSE?

A vantagem é que existem várias formas de empresas de diferentes portes desenvolverem esse tipo de ações.

Isso pode começar na contratação dos seus colaboradores, ao buscar meios de promover a inclusão social e a participação de indivíduos da própria comunidade em que está presente no seu quadro de funcionários.

Também realizar contratações e campanhas que incluam idosos, minorias étnicas, mulheres, inclusive as que exercem a maternidade, são práticas relacionadas à RSE.

Buscar maneiras de reduzir o impacto ambiental da empresa no local onde atua é outra estratégia que pode ser usada, e isso pode ser alcançado por meio de:

  • Coleta seletiva de lixo;
  • Redução no consumo de energia elétrica e de água;
  • Redução do consumo (de papel e de itens descartáveis, por exemplo). 

Participação em incentivos fiscais que permitem utilizar as doações feitas para entidades sociais e esportivas na redução de tributos é outro exemplo de implementação do RSE em seu empreendimento.

Nesse contexto, podemos perceber que existe um número variado de ações que permitem a inclusão desse tipo de estratégia, como, por exemplo:

Então, a gente pode perceber que existem várias maneiras diferentes de fazer com que sua empresa possa contribuir para o bem-estar social e aproveitar os benefícios que essas ações proporcionam ao empreendimento.

Revicont: soluções que vão ajudar no desenvolvimento do seu estabelecimento

Como observamos, contar com a Responsabilidade Social Empresarial é uma tática que traz benefícios não apenas à comunidade e ao planeta de forma geral, mas também ao seu negócio.

Ainda, apesar dos muitos desafios existentes em sua implementação, variadas também são as formas de fazer com que elas estejam presentes no dia a dia.

Nesse sentido, nós, da Revicont, somos uma contabilidade que busca não apenas ajudar na conformidade legal do seu negócio, mas fornecer soluções e dar apoio para que ele possa se desenvolver com mais facilidade, inclusive auxiliando a identificar formas estratégias de Responsabilidade Social Empresarial alinhadas com o seu negócio.

Sendo assim, clique no link abaixo, converse com um de nossos especialistas e saiba, de perto, as vantagens de contar com os nossos serviços.

CLIQUE AQUI E POSSUA O AUXÍLIO NECESSÁRIO PARA MELHORAR A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Responsabilidade Social Empresarial: desenvolva em seu negócio!
Article Name
Responsabilidade Social Empresarial: desenvolva em seu negócio!
Description
Entenda o que é e as vantagens de desenvolver a Responsabilidade Social Empresarial no seu empreendimento. Leia nosso post e saiba mais.
Author
Publisher Name
Revicont Assessoria Contábil
Publisher Logo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Entenda como comprovar a idoneidade financeira da sua ONG a…