Problemas de Prestação de Contas – como fugir desse cenário?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Saiba como evitar problemas de prestação de contas em sua ONG

Sua ONG tem inúmeros projetos para realizar e por isso a prestação de contas ficou para última hora? Descubra agora porque isso pode ser um problema imenso!

Sabemos que não é nada fácil gerir uma ONG, ainda mais visto que essa organização não funciona como as demais já que o seu foco não é o lucro.

Sendo assim, a gestão se torna um desafio por conta dos imprevistos que podem surgir, como é o caso da prestação de contas que toda instituição precisa realizar.

Portanto, se você quiser saber mais sobre como evitar problemas de prestação de contas, continue a leitura deste artigo e confira todas as nossas dicas!

Boa leitura!

Dicas para evitar problemas de prestação de contas

Para lhe auxiliar da melhor maneira, separamos algumas dicas essenciais para que você, gestor, possa prestar contas corretamente dentro de sua ONG.

Confira:

  • Organize as contas: manter a organização das contas é bom um começo, afinal, assim é possível avaliar quais pontos podem ser reduzidos ou encontrar possíveis investimentos. Além disso, com todas as contas organizadas, é possível apresentar todos os comprovantes de pagamento de sua ONG;
  • Clareza para quem doa: a prestação de contas não se diz respeito apenas àquelas pagas pela sua ONG. Ser transparente em relação às doações recebidas também é muito importante;
  • Mostre todos os resultados das ações de sua ONG: além de ser transparente com as doações, mostrar os resultados das ações de sua ONG também é uma forma de prestação de contas. Afinal, com esses resultados sua ONG ganha mais credibilidade;
  • Crie notas: seja em uma agenda, planilha ou até mesmo em um sistema específico, crie notas de absolutamente tudo o que entra e sai de sua ONG. Afinal, além da prestação de contas para o governo, manter registros pode facilitar a gestão de sua ONG;
  • Tenha um planejamento financeiro: ter um planejamento financeiro apoiando a sua ONG é essencial, afinal, este aspecto permite que você se atente aos prazos de pagamento das contas diárias ou até mesmo de tributos. Esses são pontos que a gestão de sua ONG precisa cumprir com atenção, então fazer um planejamento financeiro é crucial para que ela tenha equilíbrio e preste contas corretamente.

Caso queira entender melhor como evitar problemas de prestação de contas para ONGs, veja estas postagens que separamos especialmente para você:

Planejamento financeiro para ONG – por que é tão importante?

Salvar ONG – o que é preciso para dar a volta por cima?

Gestão financeira para ONG – como implementar?

A importância de evitar problemas de prestação de contas

Uma ONG que não presta suas contas devidamente pode sofrer consequências graves, afinal, esse tipo de instituição opera por meio de doações vindas do governo, empresas do setor privado e pessoas físicas. 

Portanto, ter problemas de prestação de contas pode gerar impactos negativos entre a instituição e os doadores, o que prejudica não só a ONG, mas também aqueles que são beneficiados pela instituição. 

Por isso, conte com o auxílio de uma empresa de assessoria contábil especializada em ONGs! 

Conte com uma assessoria que auxilie na prestação de contas da sua ONG

Por mais que as ONGs não visem o lucro, ter uma assessoria contábil é muito importante. 

Afinal, prestar contas corretamente faz com que a sua ONG não enfrente problemas fiscais e permite que o seu foco seja exclusivamente os projetos que a sua organização oferece.

Por esse motivo, conte com uma assessoria especializada para o terceiro setor! 

A Revicont pode ser o braço direito da sua ONG!

Se você precisa organizar as finanças de sua ONG para uma prestação de contas efetiva, conte com quem tem especialização no seu ramo: a Revicont!

Com uma equipe de especialistas em soluções contábeis para o terceiro setor, a Revicont auxilia a sua ONG na prestação de contas de forma que as finanças de sua organização fiquem seguras e com saldo positivo.

Sendo assim, entre em contato conosco agora mesmo! Nosso serviço contábil irá te ajudar com facilidade e precisão!

Acesse o campo “FALE CONOSCO”, informe os seus dados, clique em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato com você!

Mas caso você prefira um atendimento imediato, clique no ícone do WhatsApp localizado no canto da sua tela e fale com nossa equipe agora mesmo!

Evitar problemas de prestação de contas em sua ONG

Summary
Problemas de Prestação de Contas - como fugir desse cenário?
Article Name
Problemas de Prestação de Contas - como fugir desse cenário?
Description
Sua ONG tem inúmeros projetos para realizar e por isso a prestação de contas ficou para última hora? Descubra agora porque isso pode ser um problema!
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
A Lei nº 14.183/2021 estabeleceu a alteração das alíquotas da…