Prestação de contas entidades do terceiro setor – Entenda como funciona!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

A prestação de contas de entidades do terceiro setor é vital para manter o pleno funcionamento e desviar de problemas fiscais! 

O Compliance financeiro é uma necessidade para toda e qualquer empresa, mesmo as inclusas no terceiro setor, onde toda atuação não visa o lucro, mas, sim,  gerar serviços de caráter público.

Sendo assim, é de suma importância que sua organização filantrópica esteja alinhada às questões fiscais, assim como a prestação de contas de entidades do terceiro setor. Dessa maneira, torna-se muito mais simples manter o empreendimento distante de problemas e fazer com que continue evoluindo com constância e saúde fiscal e financeira para apoiar as mais diversas causas.

Dado este ponto, é necessário pensar que a prestação de contas não é somente uma necessidade, mas uma obrigação que incide diretamente sobre todos os tipos de negócios, independente do setor em que se enquadre – isso acontece até mesmo com o primeiro setor (governo), que precisa prestar contas da movimentação financeira por completo.

Sendo assim, fizemos este artigo para que você, gestor de uma entidade do terceiro setor, saiba como prestar contas da maneira correta e não se depare com problemas devido à falta de informações que atinge grande parte da empresas.

Vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

A importância da prestação de contas no terceiro setor

Em tempos onde as denúncias de corrupção são cada vez mais frequentes, é preciso ter muito cuidado e atenção sobre a prestação de contas de entidades do terceiro setor, uma vez que as mesmas são subsidiadas por governos, pessoas e empresas do setor privado e, perder a confiança sobre as informações e a atuação da entidade filantrópica em questão pode ser a perdição para as doações. 

Dito isto, é de suma importância lembrar, também, que, além de a entidade perder suas doações, a população beneficiada por ela também deixará de ter o auxílio prestado, causando os mais diversos problemas e dificuldades.

Sendo assim, o correto controle de dados, a definição de processos claros e assertivos, bem como a segurança nas informações, se fazem extremamente importantes para que seja possível fazer a prestação de contas de entidades do terceiro setor corretamente. 

Para além disso, o correto controle de dados permite um auxílio primordial nos momentos de tomadas de decisões, já que, na grande maioria dos casos, o dinheiro que essas entidades têm em caixa é um tanto quanto escasso e precisa ser gerido da melhor forma possível para que as coisas não saiam de controle.

Dessa maneira, é importante ter muito cuidado ao fazer a correta prestação de contas. Então, vamos deixar para você algumas dicas simples:

Faça um bom orçamento!

Todos sabemos que há numa organização do terceiro setor, após feita a captação de recursos, há um limite com gastos para pessoal, mão de obra, material de escritório, equipamentos, serviços e outras questões.

Dessa maneira, é de suma importância fazer um bom orçamento que defina o teto máximo de gastos para cada setor da entidade e, é claro, fazer com que este orçamento seja seguido à risca!

Deixe bem informados aqueles que mantém o seu negócio

A prestação de contas de entidades do terceiro setor não acontece somente para com o Governo. Para manter a confiança e a continuidade das doações, é preciso deixar informados os mantenedores do empreendimento sobre os gastos e os resultados e, assim, manter-se distante de problemas gerados pela desconfiança. 

Tenha o apoio de um contador especializado em instituições filantrópicas

O contador se faz necessário em todos os negócios. Afinal de contas, ter o apoio de quem entende e vive o seu cenário há anos é ideal para continuar crescendo e ajudando cada vez mais pessoas, não é mesmo? 

Sendo assim, um bom escritório de contabilidade fará toda a diferença não apenas em relação à sua prestação de contas, mas no empreendimento de forma geral! 

E então, gostou das informações? Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, basta entrar em contato conosco!

Summary
Prestação de contas entidades do terceiro setor - Como funciona?
Article Name
Prestação de contas entidades do terceiro setor - Como funciona?
Description
O Compliance financeiro é uma necessidade para toda e qualquer empresa, mesmo as inclusas no terceiro setor, onde toda atuação não visa o lucro, mas, sim,  gerar serviços de caráter público.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Como a análise setorial pode mostrar as diversas possibilidades de…
Open chat