Plano de ação: saiba o que fazer antes de elaborar o seu

Saiba a importância do plano de ação e como elaborar o seu

Elaborar o plano de ação é a melhor forma de saber quais os passos serão dados e assim promover o crescimento da sua ONG. Leia nosso artigo para saber mais!

Possuir um plano de ação e saber onde se quer chegar é primordial para começar qualquer projeto. Afinal de contas, ele é como um mapa capaz de transformar os objetivos em projetos reais.

Ele tem como objetivo, tornar o caminho mais seguro e realizável. É fundamental para uma organização ter esse planejamento para que se possa atingir metas e melhores resultados.

Essa ferramenta é uma forma organizada para definir metas e objetivos, as atividades que serão executadas, apontar os responsáveis por elas e acompanhar todos os passos do projeto. 

Para criar um bom plano de ação é preciso de muito planejamento. Sem isso, todo o processo pode ficar debilitado, trazendo dificuldades e até mesmo o fechamento precoce da organização.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue conosco! Preparamos um conteúdo que pode ajudar você.

 Como montar um plano de ação e qual a sua importância?

Um plano de ação estratégico é o que faz a sua ONG alcançar seus objetivos e chegar aonde deseja. É conhecido, também, como plano de trabalho e auxilia para que nenhuma atividade seja deixada para trás.

Além disso, ele é imprescindível para a captação de recursos, pois para que as organizações do terceiro setor possam realizar mudanças e os seus projetos são necessários recursos suficientes.

Esse trabalho de arrecadação não pode ser feito de forma aleatória, pois os resultados não serão satisfatórios, estando distantes do que se foi esperado.

Se sua ONG pretende alcançar o profissionalismo, metas e cada vez mais crescimento, é de grande necessidade um plano de ação para captação de recurso, definindo metas e quais estratégias serão realizadas

Para ONGs, um plano de ação pode ser utilizado para várias situações diferentes. Além da captação de recursos, pode ajudar no processo de redução de custos, gestão de projetos, melhoria de processos, entre outros.

Mas você deve estar se perguntando, como montar um plano de ação para a minha organização? Nós vamos te mostrar.

Toda e qualquer instituição pode montar um plano de ação estratégico e eficiente para aprimorar ainda mais a qualidade dos processos, possibilitando melhores resultados.

Para isso, são necessários alguns passos a serem seguidos. Um deles é fazer um diagnóstico do cenário, antes de começar você deve avaliar como está a sua ONG.

Quais são suas forças? Quais são seus pontos fracos? Quais as possíveis oportunidades de crescimento? E quais ameaças podem abalar o seu desenvolvimento?

Através disso, é possível identificar os pontos fortes, fracos e também as ameaças que podem vir a se tornar oportunidades.

Analise outras instituições na hora de elaborar o seu plano de ação

Outro passo importante é analisar outras ONGs da comunidade. Isso é ainda mais importante para aquelas que são do mesmo segmento e da mesma comunidade.

Observe quais ações são feitas para a captação de recursos. Isso pode ajudar a saber o que fazer para a arrecadação de mais dinheiro para os projetos e, também, para se aproximar do público doador.

A próxima etapa é a definição de metas. Faça uma definição clara de seus objetivos. Estabeleça metas que possam ser realmente realizadas, levando em consideração a atual situação da organização.

Esse processo deve estabelecer o que a sua organização deseja alcançar e em quanto tempo isso deve acontecer, só assim é possível acompanhar os resultados.

Em seguida, estabeleça um cronograma de ações. Se você deseja que seu plano de ação seja realmente efetivo, faça um cronograma com prazos para todos os passos.

A definição de prazos alinhados a ação é importante, esse prazo não deve ser muito curto para que não seja feito de maneira apressada, nem muito longo para que não haja interferências negativas.

Delegue funções

Outro passo muito importante é a delegação de funções. São necessárias várias pessoas para alcançar os objetivos e colocá-los em prática.

Defina quais atividades serão realizadas e qual funcionário ficará responsável por essa execução e acompanhamento.

Saiba as habilidades de cada um e delegue as atividades de acordo com a complexidade, criando um ciclo funcional e que traga bons resultados.

Após todos esses passos, acompanhe a realização das tarefas. Agora que o plano de ação já está definido, é importante acompanhar a execução de cada etapa para identificar onde deve ser ajustado e onde pode melhorar.

Quando o processo é monitorado de perto, é possível adaptar o plano durante a execução caso seja necessário, sem que haja surpresas lá na frente.

Escolha modelos para ser a sua base

Outra opção interessante é utilizar um plano de ação já existente. 

Um dos principais e mais conhecidos é o 5W. Ele foi criado no Japão por profissionais da indústria automobilística.

Ele se baseia em preencher alguns critérios que são: what? (o que será feito?), why? (por que será feito?), where (onde será feito?), when? (quando?) e who? (por quem será feito?).

É fundamental questionar o porquê dos seus objetivos e metas. Dessa forma, em um bom plano de ação deve estar claro o que deverá ser feito, e quando.

Agora que seu plano já está montado, é hora de torná-lo um hábito. Cobre da sua equipe para que todos estejam comprometidos com a execução desse planejamento.

Para que isso aconteça, pode ser estabelecida uma entrega de relatório ou a apresentação de resultados, individuais ou em equipe, para que esses resultados sejam acompanhados.

Não é possível montar um plano de ação sem o seu acompanhamento de perto, pois ocasionalmente podem acontecer imprevistos ou ele pode ser deixado de lado. Não permita que isso aconteça!

Revicont: ajudando você a captar recursos para a sua ONG e a manter uma boa gestão estratégica e financeira

O plano de ação é de suma importância para o planejamento de tarefas, e o crescimento acompanhado de qualquer instituição.

Funciona como um guia para que prazos sejam cumpridos, para completar tarefas e atingir metas e objetivos estipulados.

Com o fim do plano de ação, você poderá fazer uma comparação das expectativas com os resultados obtidos. Tente perceber quais foram os avanços e o que poderia ter sido feito para ser melhor. Dessa forma, o próximo será ainda melhor. 

No entanto, todo o planejamento de captação de recursos e organização de tarefas pode parecer complicado, e você pode precisar de ajuda. 

Por isso,  entre em contato com a equipe de contadores especializados da Revicont para obter a ajuda adequada. Estamos esperando por você!

Gostou do nosso artigo? Não acabamos por aqui! A Revicont tem uma surpresa para você.

Clique aqui e baixe agora mesmo, e de forma gratuita, o nosso e-book sobre contabilidade para ONGs e como captar recursos.

Até logo!

Elaborar um plano de ação para minha empresa

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Summary
Plano de ação: saiba o que fazer antes de elaborar o seu
Article Name
Plano de ação: saiba o que fazer antes de elaborar o seu
Description
Saiba a importância do plano de ação e como elaborar o seu! É a melhor forma de saber quais os passos serão dados e assim promover o crescimento da sua ONG.
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo

Deixe um comentário

Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Customer Success Muito se fala sobre atrair novos clientes em…