Aprenda a organizar as doações da sua ONG, com uma planilha de controle efetiva
Saiba como uma boa planilha de controle pode auxiliar você a organizar as doações da sua ONG
Você, gestor de ONG, está acostumado a lidar com os desafios diários que fazem parte da rotina nesse tipo de empresa do terceiro setor, mas ainda sim busca gerenciar tudo com amor e de forma profissional, para ajudar pessoas que tanto precisam de apoio.
Por sinal, isso se trata de propósito, pois você ainda precisa lidar com as suas próprias questões e obrigações pessoais, além de cuidar de todos os aspectos da sua ONG, de modo a entregar resultados excepcionais.
Pois bem, diante de tudo, as responsabilidades são grandes e tudo deve ser tratado como em qualquer outra empresa – excetuando as questões ligadas ao lucro, claro -, e você é a pessoa que tem esse papel de planejar, organizar e executar as tarefas da melhor forma possível.
Quando falamos de organizar, é preciso ter todo o cuidado com relação às doações e, por conta disso, iremos te mostrar a importância de uma planilha de controle para auxiliar no dia a dia da sua gestão, em sua ONG.
Portanto, se você quer saber como ter uma planilha de controle impecável em sua ONG, este artigo foi feito para você!
O que é uma planilha de controle e como implantar em sua ONG?
A planilha de controle é um recurso destinado a organizar e controlar o setor financeiro, de modo a proporcionar relatórios fidedignos ao gestor de determinada empresa.
A gente diz isso, até mesmo porque o direcionamento desse conteúdo é para o ramo empresarial – no caso, a sua ONG -, mas a planilha de controle financeiro é uma excelente alternativa para ser utilizada na vida das pessoas, inclusive para evitar gastos desnecessários e proporcionar um controle efetivo em suas vidas.
Pois então, voltando ao assunto, agora que você sabe a real finalidade de uma planilha de controle, iremos mostrar aspectos que você deve considerar antes de implantar este recurso em sua ONG:
- Utilize uma planilha como o Excel ou até mesmo a do Google;
- Preze por uma boa escalabilidade (um visual de fácil entendimento);
- Organize as informações de forma clara;
- Sempre registre as informações na planilha.
É claro que você não precisa se limitar a uma planilha de controle convencional, como o próprio Excel, que citamos anteriormente, e se existir a possibilidade de investir em um sistema que centralize as demandas da sua ONG, é, também, uma excelente alternativa.
O que não pode é deixar as coisas “ao Deus dará”, como é dito popularmente.
Saiba quais são as maiores dificuldades dos gestores
A grande maioria dos gestores acredita que dá conta de lidar com os mais variados aspectos de suas empresas, sem que isso represente algum tipo de ameaça a determinado setor.
Tudo isso sem ter recursos e ferramentas necessárias para otimizar os processos, como a própria planilha de controle.
Assim, é muito comum ver gestores que ainda utilizam caderno para realizar as anotações, o que dificulta bastante a organização dos processos e causa lentidão, seja para anotá-los ou acessar os dados quando necessário.
Opte por um escritório contábil para te auxiliar
Todas as dificuldades na gestão de uma ONG são comuns, no entanto, podem ser minimizadas e equacionadas – isso acontece quando você prioriza um bom escritório de contabilidade para te auxiliar na organização interna de suas demandas.
Dessa forma, você tem muito mais tranquilidade para gerir a sua ONG, direcionando as suas atenções para o que, de fato, interessa.
Conte conosco, da Revicont!
Sendo assim, conte com a gente, da Revicont, pois somos uma contabilidade com total know how e expertise em ONGs e priorizamos um trabalho com foco total na organização da sua contabilidade, através da excelência dos nossos profissionais.
E para efetivar tudo o que falamos e garantir uma parceria de sucesso, basta nos contatar agora mesmo!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!