Parceria com empresas para ONGs: como conseguir?
Descubra agora como conseguir parceria com empresas na sua ONG!
Captar recursos para a sua ONG é essencial para manter os projetos funcionando. E uma das principais formas de conseguir isso é por meio da parceria com empresas.
Mas, como fazer isso?
Continue a leitura e descubra as principais estratégias que separamos para você conseguir parceria com empresas para a sua ONG.
Aproveite e leia também:
- Recursos financeiros para ONGs: como captar?
- Captação de recursos em ONG: 5 maneiras de fazer!
- Como a sua ONG pode receber doações internacionais?
Como fazer parceria com empresas para a sua ONG?
Sabemos que essa pode ser uma das alternativas mais desafiadoras, mas também pode ser uma das mais produtivas.
Portanto, confira as estratégias que separamos para você aplicar na sua ONG!
1 – Faça uma pesquisa sobre empresas em potencial
O primeiro passo para conseguir parceria com empresas é saber quais são as que têm mais afinidade com os projetos desenvolvidos na ONG.
Em outras palavras, pesquise e faça uma lista de empresas que se identifiquem com a sua causa e podem apoiá-la.
Sendo assim, na sua pesquisa, considere as empresas que:
- Atuam no mesmo segmento, ou área de interesse da sua ONG;
- Têm valores, missão e visão alinhados com os da sua ONG;
- Têm políticas de responsabilidade social, sustentabilidade ou investimento social privado;
- Já apoiam ou patrocinam outras ONGs, ou projetos sociais similares aos seus.
Essas informações vão ajudar você a selecionar as empresas que têm mais chances de se tornar parceiras potenciais.
2 – Invista na apresentação dos seus projetos sociais
Após fazer a sua lista de empresas em potencial, é hora de entrar em contato com elas e apresentar a sua ONG e os seus projetos sociais.
Para isso, você precisa investir na qualidade e na clareza da sua comunicação, mostrando de forma objetiva e atrativa:
- O que a sua ONG faz;
- Qual é o seu propósito;
- Quais são os seus resultados;
- Quais são os seus diferenciais;
- Como as empresas podem se beneficiar ao se associarem a você.
Você pode usar diferentes meios para fazer essa apresentação, como e-mails, telefonemas, reuniões presenciais ou virtuais, folders, vídeos, relatórios, etc.
O importante é que você adapte a sua linguagem e o seu formato ao perfil e ao interesse de cada empresa, e que você seja capaz de despertar a sua atenção e a sua curiosidade.
3 – Fale sobre os benefícios que as empresas terão, ao fazer essa parceria
Um dos pontos mais importantes para conseguir parceria com empresas, é mostrar quais são os benefícios que elas terão ao fazer essa parceria.
Você precisa deixar claro que essa não é uma relação de mão única, mas sim de ganha-ganha, em que ambas as partes saem ganhando.
Alguns dos benefícios que as empresas podem ter ao se tornarem parceiras da sua ONG são:
- Melhorar a imagem e a reputação perante o público, os clientes, os fornecedores, os funcionários e a sociedade em geral;
- Aumentar a visibilidade e a exposição na mídia, nas redes sociais e em outros canais de comunicação;
- Fortalecer os seus valores e a sua cultura organizacional, estimulando o engajamento, a motivação e a satisfação dos seus colaboradores;
- Aproveitar os incentivos fiscais e as leis de incentivo que existem para apoiar projetos sociais de interesse público.
Esse último benefício, ou seja, o aproveitamento de incentivos fiscais, é um dos mais importantes e atrativos para as empresas.
Afinal, elas podem garantir a dedução de impostos ou redução sobre despesas operacionais.
Mas, atenção: esse benefício não é válido para todos os tipos de empresa, elas precisam ser tributadas pelo regime do Lucro Real.
Além disso, os projetos da sua ONG precisam ser aprovados pelo governo ou os demais órgãos competentes.
Sendo assim, dominar os critérios para aprovação do seu projeto e obtenção desses incentivos para as empresas é fundamental para fortalecer seu argumento na reunião, além de aumentar suas chances de parceria.
Por isso, preparamos um vídeo que explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja:
Conte com o apoio da Revicont para melhorar suas chances!
Dominar os assuntos contábeis e tributários do Terceiro Setor é essencial para conseguir parceria com empresas, manter a conformidade e transparência financeira e fiscal, reduzir a carga tributária, etc.
Por isso, contar com o suporte de uma contabilidade especializada no Terceiro Setor é crucial para a sua ONG.
Aqui, na Revicont, somos referência no assunto, e vamos garantir todo o suporte que a sua organização precisa.
Entre em contato conosco, para saber mais sobre as soluções que temos para sua entidade.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.
Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!