Como a sua ONG pode receber doações internacionais?

Como a sua ONG pode receber doações internacionais?

Saiba como receber doações internacionais na sua ONG!

Muitos gestores de ONGs podem questionar: como receber doações internacionais

Sobretudo, as doações internacionais são uma forma de financiar projetos sociais, ambientais, culturais ou humanitários realizados por organizações não governamentais (ONGs) em diferentes países. 

No entanto, receber doações internacionais pode ser um desafio para muitas ONGs, pois envolve questões legais, fiscais, cambiais e operacionais.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e orientações para facilitar o processo de captação de recursos internacionais para sua ONG.

Você também pode se interessar: 

O que são as doações internacionais?

A doação internacional é uma forma de apoio financeiro ou material que uma pessoa, empresa ou organização de um país oferece a uma causa, projeto ou instituição de outro país. 

As doações internacionais podem ter diferentes objetivos, como:

  • Promover o desenvolvimento social, econômico, ambiental ou cultural de países, ou regiões menos favorecidas;
  • Apoiar ações humanitárias em emergências, como guerras, desastres naturais, epidemias ou crises políticas;
  • Financiar pesquisas científicas, educacionais, artísticas ou culturais de interesse global;
  • Fortalecer a cooperação, a solidariedade e a integração entre os povos e as nações.

Antes de mais nada, confira o vídeo abaixo, que conta com as principais informações sobre o assunto:

Como receber doações internacionais?

Receber doações internacionais é uma forma de captar recursos para financiar projetos sociais, ambientais, culturais ou humanitários.

No entanto, para receber doações internacionais, é preciso considerar alguns aspectos relacionados ao câmbio — o qual é a conversão de uma moeda estrangeira em reais ou vice-versa.

O câmbio envolve questões legais, fiscais e financeiras, que devem ser observadas pelas ONGs que desejam receber doações internacionais. Algumas dessas questões são:

  • Escolha da instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil que opere no mercado de câmbio, o qual será responsável por intermediar a transferência dos recursos do exterior para a conta da ONG;
  • Identificação da origem e da finalidade dos recursos, a comprovação da relação de vínculo entre o doador e a ONG que receberá, por meio de documentos que podem variar conforme o país de origem.

Em geral, receber doações internacionais pode ser um desafio para muitas ONGs, mas também pode ser uma oportunidade para ampliar o seu impacto e sua sustentabilidade.

Planilha De Doação: Como Fazer Em Sua ONG?

Conheça as leis e regulamentos do seu país

Receber doações internacionais pode implicar em obrigações legais e fiscais para a sua ONG, dependendo das leis e regulamentos do seu país.

Por isso, é importante consultar um contador especializado no terceiro setor para saber quais são os requisitos e procedimentos necessários para receber e declarar as doações internacionais. 

Alguns dos aspectos que você deve considerar são:

  • O status jurídico da sua ONG: para receber doações internacionais, a sua ONG deve estar legalmente constituída e registrada no seu país, bem como ter um CNPJ válido e uma conta bancária própria.
  • A origem e o destino das doações: dependendo da fonte e da finalidade das doações internacionais, a sua ONG pode estar sujeita a restrições ou autorizações especiais, por parte das autoridades competentes, como o Banco Central, a Receita Federal ou o Ministério da Justiça.
  • A tributação das doações: as doações internacionais podem estar isentas ou não de impostos, dependendo da natureza jurídica da sua ONG, do tipo de doação recebida e da legislação vigente no seu país. 

Você deve verificar se a sua ONG tem direito a algum benefício fiscal, ou se deve recolher algum tributo sobre as doações recebidas.

Sobretudo, se você deseja ter informações sobre como receber doações internacionais em sua ONG, entre em contato com a Revicont.

Podemos ajudar em todos os passos e impulsionar o desenvolvimento da sua instituição!

Clique aqui e fale com um profissional contábil especializado em doações internacionais!

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Como a sua ONG pode receber doações internacionais?
Article Name
Como a sua ONG pode receber doações internacionais?
Description
Sua ONG precisa receber doações internacionais? Neste artigo, mostramos todos os passos para garantir que sua instituição receba as doações do exterior!
Author
Publisher Name
REVICONT REVISORA CONTABIL E FISCAL S/S LTDA
Publisher Logo
Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Entenda a importância do estatuto social para ONGs e saiba…

BAIXE SEU E-BOOK

Preencha o formulário abaixo

BAIXE SEU E-BOOK

Preencha o formulário abaixo