ONG e as Normas de Contabilidade para o terceiro setor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Entenda a importância da Contabilidade para o terceiro setor!

As normas de contabilidade para o terceiro setor vêm ganhando espaço no mercado contábil…

As ONG´s necessitam das normas de contabilidade do terceiro setor para organizar os seus números e apresentar à sociedade as suas ações de auxílio ao próximo.

Sendo assim, entenda neste artigo como as normas de contabilidade para o terceiro setor, a gestão financeira e o planejamento estratégico estão ligados ao sucesso da sua ONG!
1582741984 Vamos Te Contar Todo Os Segredos Para Que Voce Capte Recursos Para Sua Ong Gif - Escritório de Contabilidade em São Paulo | Revicont Contabilidade

Normas de Contabilidade para o terceiro setor

Com o advento da nova estrutura das normas brasileiras de contabilidade, entre os anos 2009 a 2011, a legislação contábil se modernizou, atendendo cada área com normas específicas.

Portanto, as novas normas da contabilidade para o terceiro setor ganharam destaque nas (Normas Brasileiras de Contabilidade) NBC T3 – NBC que trata das demonstrações contábeis.

Assim, a entidade do terceiro setor, no final do ano de exercício, precisa apresentar seus resultados ao fisco – contudo, como bem sabemos não há lucro no empreendimento social.

Desse modo, as normas de contabilidade para o terceiro setor denominam Superávit para resultados positivos ou déficit para resultados negativos.

A importância da apresentação da Demonstração Contábil 

O terceiro setor segue o que diz na Lei 6.404/76, referente à apresentação da demonstração contábil.

As normas da contabilidade para o terceiro setor dizem que a ONG, adotando a normas brasileiras de contabilidade, deve entender e renomear o patrimônio líquido como patrimônio social. 

Importante lembrar que, na ONG, a entrada de recurso é dado por meio de doações, subvenções e ações sociais, como bazar ou brechó.

As normas de contabilidade para o terceiro setor também dizem que as demonstrações contábeis são: 

  • O Balanço Patrimonial da ONG, que é a representação gráfica da entidade, onde compreende-se a utilização de recursos no exercício;
  • Demonstração de Resultado da ONG, sendo necessário constar as informações  sobre as gratuidades concedidas e os serviços obtidos dos voluntários;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
  • Notas explicativas.

Obrigações acessórias de acordo com as normas da contabilidade do terceiro setor

As normas de contabilidade do terceiro setor entendem que as obrigações acessórias devem ser entregues e têm a mesma importância para as demais sociedades empresariais.

Pois as entidades do terceiro setor vêm crescendo no Brasil, prestando, à sociedade, serviços importantes.

As demais sociedades empresariais, ao auxiliarem as entidades do terceiro setor, com repasse de recursos, podem se beneficiar de incentivos fiscais e isenções. 

As normas de contabilidade do terceiro setor dizem que, para esse caso, a ONG deve apresentar em suas obrigações acessórias o uso de recursos recebidos para confrontar com as obrigações acessórias da empresa  doadora.

Então, tenha atenção na adequação às normas de contabilidade no terceiro setor!

Procure um profissional de contabilidade e/ou escritório para esclarecer as suas dúvidas.

Conte com a Revicont, escritório especialista em contabilidade do terceiro setor! 

Os nossos especialistas aguardam por você!

Summary
ONG e as Normas de Contabilidade para o terceiro setor
Article Name
ONG e as Normas de Contabilidade para o terceiro setor
Description
Descubra como fazer a ação de prestação de contas de forma impecável em sua ONG! Vamos te mostrar como descomplicar a ação de prestação de contas e manter a conformidade da sua ONG
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
COVID-19: Governo anula portaria que previa estabilidade para trabalhador infectado
Open chat