Existem diversas formas de fazer marketing e criar um vínculo com os clientes. Uma das opções é através do marketing social.
A aplicação de marketing social é uma forma de estar realmente próximo dos seus clientes, se engajando em questões reais do cotidiano dos mesmos.
Se você está se perguntando o que é marketing social e como ele pode ser implementado no seu comércio, continue a leitura do artigo, pois daremos 3 dicas preciosas para que você tenha sucesso através do marketing social.
Confira!
Antes de tudo, o que é marketing social?
Essa forma de fazer marketing está ligada a ações sociais e não comerciais. É uma forma de se engajar na resolução de problemas sociais, oferecendo apoio e suporte para causas, como transporte, educação, recreação, saúde, etc.
Essa é uma forma muito efetiva de fazer a população se engajar na causa, afinal, é algo que vai beneficiá-los. Para sua empresa, é uma forma humanizada de atrair clientes, afinal, mais do que o intuito de conseguir lucro, está presente a ação de promover melhorias para as pessoas.
Essa é uma forma muito solidária de fazer marketing, pois se torna possível se aproximar de seus clientes, entender seu cotidiano, ajudá-los e promover como o que seu comércio fornece também pode os ajudar.
Agora que você entendeu o que é o marketing social, é hora de colocar em prática essas três dicas que vão viabilizar a aplicação dessas estratégias.
1. Escolha uma ação social
Dificilmente você vai conseguir dar suporte para todas as necessidades sociais de um bairro, por exemplo. Por isso, é importante estudar os arredores do seu comércio, falar com moradores e atuais clientes do seu estabelecimento e fazer um levantamento de quais são as necessidades mais urgentes – e que você pode ajudar – daquele local. A partir disso, você pode identificar o quanto é possível ajudar e fazer com que a população saiba do seu projeto e participe dele.
O maior intuito aqui é ajudar uma causa social e promover engajamento dos clientes não só com você, mas, também, com a causa que você está promovendo.
2. Elabore um planejamento de como você pode contribuir
Não é viável simplesmente se jogar de cabeça em um causa social sem saber se é realmente possível fazer algo para colaborar.
Isso não se trata apenas de questões financeiras, mas é preciso, também, analisar se é possível promover ações comunitárias, que unam os prospects a você nessa causa, para realizar melhorias para todo. Só é possível realizar isso com um planejamento detalhado para que o seu apoio seja realmente efetivo.
3. Tenha o apoio de uma contabilidade
Você pode estar se perguntando qual é a necessidade de uma contabilidade para a aplicação do marketing social e eu te explico: O profissional contábil será capaz de te auxiliar no planejamento, indicando quanto é possível investir em uma causa social e te dando retorno sobre o resultado da causa e da atração de novos clientes para o seu comércio.
Além disso, um contador pode te auxiliar com qualquer questão que venha a surgir nas ações sociais.
Percebeu como o marketing social pode ser uma ótima escolha quando são aplicadas essas três dicas?
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo em suas redes sociais!
E se por acaso restou alguma dúvida entre em contato conosco!