Em Momentos De Crise, Optar Pela Doação Online Pode Ser Uma Estratégia De Alto Valor Para O Terceiro Setor
Muitas Vezes, São Os Momentos De Crise Que Mais Movimentam A Criação De Novas Organizações E Entidades Do Terceiro Setor – Porém, As ONGs Enfrentam Nestes Momentos Adversos Suas Maiores Complicações Para Se Manterem Na Ativa…
É quase como uma questão histórica, à medida que as condições sociais se agravam e que os governos não conseguem atender estas demandas, ONGs são criadas para ajudar no acolhimento à sociedade.
Mas, e como superar esses momentos de crise que vivemos? Há a possibilidade de manter os resultados, mesmo com as atuais incertezas?
A importância das doações ganha mais força, porém até a forma de doar muda…
Você já considerou a doação online como uma estratégia de manutenção e continuidade da sua ONG?
Pois é, a mudança na nossa rotina também implica em mudar a forma como fazemos a roda girar…
Portanto, continue com a gente para que possamos explicar…
Para o mudar as coisas é preciso se adaptar
A dificuldade cotidiana de manutenção das entidades é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas ONGs.
Nesse sentido, mais do que responder às demandas da sociedade, é preciso que as instituições do terceiro setor consigam levar seu trabalho em frente.
Mas você já sabe disso, não é?
Em momentos onde a sociedade não para de demonstrar demandas diferentes, mas, em compensação, ficamos sem a alta presença do trabalho voluntário, o planejamento habitual das instituições pode simplesmente sumir, simultaneamente ao acréscimo de responsabilidades legais.
Com isso, é preciso ir além do voluntariado, ir além das instituições parceiras, mas ainda contar com ambos para a sua existência – e a resposta é uma só: doação online.
Doação online realmente funciona?
Conforme crescem as necessidades das ONGs, menos fundos chegam a elas.
É bastante comum a perda de parcerias corporativas, visto que diversas empresas estão focadas em suas sobrevivências também.
Apesar disso, a doação online tem ganhado cada vez mais adeptos, visto que não é necessário – na maioria dos casos – uma contribuição mensal, e os valores podem variar dentro da possibilidade de cada pessoa ou mesmo empresa.
Sendo assim, como funciona a doação online?
Antes de mais nada, você pode escolher duas maneiras, ambas online:
- Doação online: pesquise sites de “vaquinha” online e afins para estipular uma meta de valor e um canal oficial para suas doações, afinal, o que você não quer é sair passando a conta da sua ONG por aí sem ter algum filtro ou, mesmo, estar suscetível ao uso dos seus dados por pessoas de má índole.
Por isso, é importante escolher um site especializado neste tipo de doação e se empenhar ao descrever sua atividade e as maiores necessidades, pois, esse será seu diferencial no momento de conseguir alcançar mais pessoas e garantir uma meta de continuidade da sua instituição. - Financiamento coletivo ou Crowdfunding: Aqui, a doação pode ser convertida em investimento, onde, da mesma forma que a doação, as pessoas investem pequenas quantias em uma campanha válida por um período determinado.
Contudo, no sistema de financiamento coletivo, você irá além de apresentar sua causa e suas necessidades, normalmente, são oferecidos brindes ou recompensas aos ditos “financiadores”, dependendo do valor que conseguirem contribuir, neste caso, além de pensar em um valor para a sua existência, também tem que viabilizar data para a entrega das recompensas e colocar junto ao valor final da campanha também o valor de tais objetos.
Importante: No caso da doação, você pode estipular um período, mas todo valor doado é seu. Na escolha do financiamento coletivo, se o valor estipulado não for alcançado, há a opção de devolver a quantia a quem doou, ou seja, toda sua atenção e divulgação deve estar focada no momento de arrecadação do financiamento.
Para mudar o mundo, primeiro, é preciso que a nossa casa esteja organizada
Mesmo com todas as dificuldades, para criar e manter uma ONG de sucesso, é primordial estabelecer uma linha lógica e factual de ações, que passam pelas necessidades previstas em leis e as condições do Terceiro Setor.
Enfim, mesmo que o lucro não seja seu propósito, é importante que as suas contas sejam colocadas em ordem para que consigam te dar a real situação da sua instituição.
Então, contar com um serviço de contabilidade pensado para o terceiro setor, pode ser a garantia de menos apertos no futuro e a garantia da continuidade do seu trabalho social – fazendo uso da doação online, por exemplo.
Se deseja garantir sua regularidade e ainda ter mais tempo para manter sua causa ativa, nós, da Revicont, podemos te proporcionar o melhor caminho para isso.
Não hesite em entrar em contato conosco.
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!