Aprenda Como Enfrentar A Escassez De Recursos Da Sua ONG De Vez!
A escassez de recursos e o terceiro setor, às vezes, andam juntos, e nós sabemos que, nos momentos mais instáveis da nossa sociedade, sua ONG que se torna ainda mais necessária…
Fechar a conta no final do mês pode ser um desafio para várias empresas, mas, quando falamos do terceiro setor, esse problema é ainda maior, é quase como se ONGs fossem sinônimos da escassez de recursos.
Você já chegou a sentir isso com a sua ONG?
Pois é, infelizmente isso é normal, mas, desde já, queremos que você pare de aceitar o inaceitável e consiga sair do vermelho, principalmente, no momento em que o seu trabalho se torna ainda mais vital para a sociedade.
E é sobre isso que vamos falar hoje…
Não Se acostume Com A Escassez De Recursos
Às vezes, acabamos nos acostumando com as situações, independente do quão danosas elas podem ser.
Isso se reflete bastante no cotidiano das ONGs, e é comum encontrar situações tão adversas que a preocupação acaba sendo apenas continuar existindo, fazendo com que outras funções vitais das organizações sejam deixadas para o lado.
Se esse é, por acaso, a sua situação, temos algo a te dizer: não é assim que você sairá dela.
É preciso que enfrente a situação e, para isso, é primordial que você conheça o tamanho do seu problema.
Analise A Fonte Da Sua Escassez De Recursos
Conhecer o seu problema é a primeira movimentação para conseguir atuar contra ele, por isso, vá além de saber seus pontos de conflitos e faça uma análise para entender desde quando esse amontoado de coisas sem tempo de serem resolvidas virou uma “bola de neve”.
Além disso, é primordial que a sua análise seja clara, descomplicada e que você tenha o discernimento de ver e entender se muitos dos seus problemas para escassez de recursos não surgiram no início da sua ONG, ou se a sua atividade implica em ter de buscar recursos cada vez mais longe.
O importante neste momento de análise é que você vá aproveitando a ação para organizar as coisas e, quem sabe, começar daí um processo de redução de custos.
Elimine O Que Não Cabe Mais E Mantenha Sua Mente Aberta A Novas Possibilidades
Já que estamos falando sobre entender a escassez de recursos da sua ONG, é importante colocar que, de antemão, surgirão situações em que você precisará se modernizar e outras que poderá reduzir custos que antes não imaginava.
Por exemplo, como anda a administração de suas redes sociais? Pode ser que ela não pareça estar diretamente ligada a sua escassez de recursos, contudo, ela é a sua imagem para o mundo, e se não for alimentada para te dar o retorno necessário, então, está fazendo o oposto do que deveria e ajudando a sua ONG a se esconder de possíveis possibilidades de ganhos.
Por outro lado, como está o seu planejamento tributário e a sua situação para com as obrigações junto ao governo? Esse também é um tema que precisa entrar primordialmente na conversa sobre como melhorar a função da sua instituição, pois é ela que poderá viabilizar mais reduções de custos e mais conformidade à sua atividade.
Sabemos que o seu trabalho é extremamente necessário, e que nem sempre sobra tempo para as atividades práticas e a burocracia de conseguir manter a sua ONG em pé.
Por isso, nós, da Revicont, queremos ser o braço que te apoia nestes momentos para entender sua atividade e continuar indo mais longe.
Não deixe sua ONG virar uma bola de neve e entre em contato conosco.