Como definir o público-alvo de ONG: 5 dicas para ter sucesso!

Defina bem seu público-alvo e melhore a captação de recursos

Confira 5 passos para definir o público-alvo de sua ONG adequadamente

Você sabe quem é o público-alvo da sua ONG? 

Essa é uma pergunta fundamental para qualquer organização que deseja ter um impacto positivo na sociedade. 

O público-alvo é o grupo de pessoas que você quer atingir com sua missão, os seus projetos e as suas campanhas. 

Ele é a razão de existir da sua ONG e o foco das suas ações. Mas, como definir o público-alvo da sua ONG? Não basta ter uma ideia geral ou uma intuição. 

É preciso fazer uma pesquisa aprofundada e segmentar o seu público de forma estratégica. 

Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos 5 passos para definir o público-alvo da sua ONG, de forma eficiente e eficaz. 

Confira!

Qual a importância da definição do público-alvo para ONGs?

Com seu público bem definido, é possível implementar uma série de ações importantes para atingir seu público e parcerias.

Por exemplo:

  • Desenvolver produtos ou serviços alinhados às necessidades e interesses.
  • Posicionar a marca da organização, de forma mais adequada e atrativa.
  • Melhorar o direcionamento dos recursos de marketing.
  • Otimizar os processos de vendas ou de doações, oferecendo soluções ou benefícios, que sejam relevantes e valorizados.
  • Tomar decisões estratégicas com base em dados e informações sobre o público.

Assim, você poderá conhecer melhor as suas necessidades, interesses, preferências e comportamentos, e adaptar a sua comunicação e captação de recursos de acordo.

Como definir o público-alvo da sua ONG? 

Vamos ver como definir seu público? Separamos 5 dicas para você.

1. Defina a sua missão e os seus objetivos

O primeiro passo é ter clareza sobre a sua missão e os seus objetivos. 

A missão é o propósito maior da sua organização, a razão pela qual ela existe. Os objetivos são as metas específicas que você quer alcançar com os seus projetos e campanhas.

Sabe por que eles são importantes?

A sua missão e os seus objetivos devem ser claros e concisos, para deixar clara, a mudança que você quer promover na sociedade e como pretende fazê-la.

2. Segmente o seu mercado potencial

Segmentar significa dividir o seu mercado, em grupos menores e mais homogêneos, com base em critérios relevantes para sua causa. 

Assim, você poderá identificar os segmentos mais atrativos e prioritários para sua ONG.

3. Escolha o seu público-alvo

Para escolher o seu público-alvo, você deve avaliar os segmentos identificados no passo anterior, considerando os seguintes critérios:

  • Tamanho;
  • Acessibilidade;
  • Afinidade com a causa;
  • Potencial de retorno financeiro, seja por meio de doações ou de benefícios sociais.

Você prefere aprender em vídeo? Separamos um vídeo em nosso YouTube para você…

4. Crie personas para o seu público-alvo

Personas são representações fictícias e semirrealistas das pessoas que compõem o seu público-alvo. 

Elas são criadas com base nos dados e nas informações coletadas nos passos anteriores, seu objetivo é facilitar a compreensão e a empatia pelo seu público-alvo. 

De modo geral, as pessoas ajudam a criar uma imagem mais humana e detalhada das pessoas que você quer atingir e influenciar. 

Para criar personas para seu público, você deve definir os seguintes elementos:

  • Um nome fictício que identifique a persona;
  • Principais características demográficas, psicográficas e comportamentais;
  • Breve história que conte o contexto de vida da persona;
  • Os principais objetivos que a pessoa quer alcançar em relação à sua causa;
  • Principais problemas ou dificuldades que a pessoa enfrenta em relação à sua causa;
  • Soluções ou benefícios que a sua ONG pode oferecer para a pessoa.

Você faz a prestação de contas da sua ONG? Veja o artigo abaixo e saiba a importância:

Prestação de contas: saiba agora como fazer em sua ONG! 

5. Adapte a sua comunicação

Por fim, é hora de utilizar o seu público na sua estratégia!

Agora você deve adaptar a sua comunicação ao público que você quer atingir, com suas ações, e para a captação de recursos.

Isso significa criar mensagens, conteúdos, canais e estratégias que sejam adequados e atrativos para as pessoas que você criou.

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Definir o público-alvo é essencial para que sua ONG alcance as pessoas certas e faça a diferença no mundo - veja como fazer em 5 passos
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