Como a empresa do Lucro Real pode se beneficiar doando para OSCIP

Atenção! Empresas do Lucro Real podem se beneficiar doando para OSCIP

Conhecer os benefícios que as empresas do Lucro Real possuem ao doarem para OSCIPs é fundamental para conseguir captar mais doações à sua organização. Entenda!

Através da lei dos incentivos fiscais, empresas do Lucro Real que realizam doações para uma OSCIP podem deduzir até 2% do seu Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) em doações.

Essa dedução pode beneficiar tanto as empresas quanto essas organizações do Terceiro Setor.

Mas você sabe como esse processo funciona? 

No artigo de hoje, vamos explicar como funciona essa dedução e como você pode utilizar esse incentivo fiscal para conseguir mais doações à sua organização.

Confira!

Leia também:

O que é uma OSCIP?

Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes entidades privadas, sem fins lucrativos e de interesse social, que buscam atender lacunas deixadas pelos setores público e privado a fim de promover melhores condições para a nossa sociedade.

A OSCIP está prevista no ordenamento jurídico brasileiro, o que facilita parcerias e convênios com todas as esferas do governo, além de permitir que doações realizadas por empresas enquadradas no Lucro Real sejam descontadas da base de cálculo do IRPJ.

Para saber mais sobre essa importante qualificação jurídica, acesse os materiais abaixo:

Como funciona a dedução do IRPJ para empresas do Lucro Real através da doação à OSCIP?

As empresas tributadas pelo Lucro Real, para cálculo do IRPJ e da CSLL, consideram o lucro efetivo da empresa, ou seja, depois de subtrair todos os custos e as despesas, como base do cálculo desses tributos.

Essas empresas possuem o direito a incentivos fiscais, que são formas legais oferecidas pelo governo para reduzir ou eliminar a cobrança de impostos às empresas.

Desse modo, ao realizarem doações para empresas caracterizadas como OSCIPs, as empresas do Lucro Real podem abater até 2% do seu lucro operacional, ou seja, da base de cálculo para o IRPJ e a CSLL. Isso porque a doação entrará como uma despesa dedutível da empresa.

Além disso, realizando doações, as empresas garantem outros benefícios, como uma maior visibilidade positiva para a marca, por exemplo.

Desse modo, você pode utilizar os incentivos fiscais para conseguir captar esse público de doadores.

A fim de saber mais sobre como funciona essa dedução, assista ao nosso vídeo em que explicamos melhor sobre o assunto:

Mas atenção, quando uma empresa do Lucro Real doa para a sua OSCIP, ela está direcionando um valor que seria para o governo para a sua organização.

Isso significa que a sua empresa precisa manter a transparência de suas finanças, garantindo uma contabilidade organizada e completa.

Caso contrário, tanto a empresa doadora quanto a sua organização podem ser autuadas. 

Desse modo, manter uma contabilidade atualizada e transparente é fundamental!

Conte com a Revicont!

Nós, da Revicont, somos especializados em organizações do Terceiro Setor e vamos prestar os serviços de uma contabilidade completa visando garantir que sua organização se mantenha transparente, organizada, saudável e em plena conformidade legal.

Entre em contato conosco para que possamos conversar sobre as suas necessidades e sobre como podemos ajudar você.

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR UMA CONTABILIDADE COMPLETA PARA A SUA ORGANIZAÇÃO!

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Revicont.

Somos especialistas em empreendedores que precisam iniciar ou que já têm um negócio, mas que sentem-se inseguros, muitas vezes por não terem conhecimento sobre gestão, seja ela financeira, administrativa, tributária ou de recursos humanos.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary
Como a empresa do Lucro Real pode se beneficiar doando para OSCIP
Article Name
Como a empresa do Lucro Real pode se beneficiar doando para OSCIP
Description
Atenção! Empresas do Lucro Real podem se beneficiar doando para OSCIP. Confira agora mesmo o nosso artigo para mais informações!
Author
Publisher Name
Revicont
Publisher Logo
Aqui você terá dicas incríveis sobre: contabilidade, finanças, planejamento tributária e empreendedorismo, além de ótimos conteúdos motivacionais. Cadastre-se agora!
Recomendado
Conheça o que é publicização e como ela funciona para…

BAIXE SEU E-BOOK

Preencha o formulário abaixo

BAIXE SEU E-BOOK

Preencha o formulário abaixo