Um Plano De Contas Bem Feito Garante Que A Sua ONG Não Tenha Empecilhos Financeiros E Fiscais
Garanta que a sua causa se mantenha viva e forte durante anos, contando com um plano de contas muito bem elaborado!
A batalha das ONGs é travada, muitas vezes, contra a própria sociedade!
São muitas as causas que focam em trazer benefícios às pessoas e ao planeta, mas que são limitadas pela própria concepção da sociedade sobre o que é prioridade e o que pode ser deixado para depois – e não merece o seu investimento de tempo e dinheiro.
No entanto, você, como gestor(a) de uma ONG, já sabia muito bem que estava entrando em um cenário de conflito – e, de certa forma, já se preparou para lidar com “portas na cara” durante essa jornada.
Contudo, o que pode ter te pegado de surpresa, foi, na verdade, um obstáculo inesperado, e que acaba com as forças de gestores tanto do setor privado quanto do terceiro setor…
A gestão.
Bom, é claro que todo gestor espera pela gestão – se não, nem teria esse título “gestor”.
Porém, o que poucos sabem é a complexidade que ela exige e a maneira como cada detalhe impacta no resultado final da sua empresa.
Pense comigo, quando foi que você se imaginou lidando com questões fiscais, contábeis, trabalhistas e financeiras, quando iniciou o seu projeto, com a sua ONG?
É claro que existem exceções, mas, no geral, o esperado é que pensemos primeiro “no que fazer”, para depois planejar “o que fazer”…
E, entrando no assunto “planejamento”, é aqui que te apresentamos o plano de contas para ONGs, um relatório que parece simples, mas é o alicerce para uma gestão efetiva para a sua empresa do Terceiro Setor.
Plano de Contas para ONGs, o que é?
Bom, tendo vista que é essencial para a sua gestão contar com um bom planejamento, para que, assim, você saiba “como fazer” o que você “quer fazer”, vamos entender, agora, como o plano de contas se destaca em meio a isso tudo.
Portanto, o plano de contas é um documento elaborado pelo seu contador que tem como finalidade compor uma relação de códigos e classificações que servem para registrar as suas atividades, assim é possível usá-lo para montar relatórios mais precisos e detalhados sobre as suas operações.
Relatórios como:
- Seu Balanço Patrimonial (BP);
- Sua Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); e ajudando até mesmo no
- Controle do seu Fluxo de Caixa.
Desse modo, com um plano de contas bem estruturado, você pode compreender com maior precisão a gestão do patrimônio da sua ONG, tendo base para tomar decisões precisas e manter a sua atividade em regularidade com o que exige a fiscalização.
Sua gestão alinhada com seus objetivos
Sendo assim, para que você garanta uma gestão preparada para lidar com mínimos detalhes e, assim, tenha um planejamento pleno para elevar a sua causa ao objetivo proposto, conte com quem realmente entende a sua luta!
Nós, da Revicont Contabilidade, somos especializados em Contabilidade para Terceiro Setor, e temos o conhecimento necessário para levar o seu objetivo ao resultado esperado, por meio de planejamento e um trabalho conjunto, inteiramente comprometido com o que você acredita!
Para saber mais o que podemos fazer por você, acesse esta página agora mesmo: Contabilidade para Terceiro Setor.
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA ONG!