Entenda a importância da Contabilidade para o terceiro setor!
As normas de contabilidade para o terceiro setor vêm ganhando espaço no mercado contábil…
As ONG´s necessitam das normas de contabilidade do terceiro setor para organizar os seus números e apresentar à sociedade as suas ações de auxílio ao próximo.
Sendo assim, entenda neste artigo como as normas de contabilidade para o terceiro setor, a gestão financeira e o planejamento estratégico estão ligados ao sucesso da sua ONG!
Normas de Contabilidade para o terceiro setor
Com o advento da nova estrutura das normas brasileiras de contabilidade, entre os anos 2009 a 2011, a legislação contábil se modernizou, atendendo cada área com normas específicas.
Portanto, as novas normas da contabilidade para o terceiro setor ganharam destaque nas (Normas Brasileiras de Contabilidade) NBC T3 – NBC que trata das demonstrações contábeis.
Assim, a entidade do terceiro setor, no final do ano de exercício, precisa apresentar seus resultados ao fisco – contudo, como bem sabemos não há lucro no empreendimento social.
Desse modo, as normas de contabilidade para o terceiro setor denominam Superávit para resultados positivos ou déficit para resultados negativos.
A importância da apresentação da Demonstração Contábil
O terceiro setor segue o que diz na Lei 6.404/76, referente à apresentação da demonstração contábil.
As normas da contabilidade para o terceiro setor dizem que a ONG, adotando a normas brasileiras de contabilidade, deve entender e renomear o patrimônio líquido como patrimônio social.
Importante lembrar que, na ONG, a entrada de recurso é dado por meio de doações, subvenções e ações sociais, como bazar ou brechó.
As normas de contabilidade para o terceiro setor também dizem que as demonstrações contábeis são:
- O Balanço Patrimonial da ONG, que é a representação gráfica da entidade, onde compreende-se a utilização de recursos no exercício;
- Demonstração de Resultado da ONG, sendo necessário constar as informações sobre as gratuidades concedidas e os serviços obtidos dos voluntários;
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
- Notas explicativas.
Obrigações acessórias de acordo com as normas da contabilidade do terceiro setor
As normas de contabilidade do terceiro setor entendem que as obrigações acessórias devem ser entregues e têm a mesma importância para as demais sociedades empresariais.
Pois as entidades do terceiro setor vêm crescendo no Brasil, prestando, à sociedade, serviços importantes.
As demais sociedades empresariais, ao auxiliarem as entidades do terceiro setor, com repasse de recursos, podem se beneficiar de incentivos fiscais e isenções.
As normas de contabilidade do terceiro setor dizem que, para esse caso, a ONG deve apresentar em suas obrigações acessórias o uso de recursos recebidos para confrontar com as obrigações acessórias da empresa doadora.
Então, tenha atenção na adequação às normas de contabilidade no terceiro setor!
Procure um profissional de contabilidade e/ou escritório para esclarecer as suas dúvidas.
Conte com a Revicont, escritório especialista em contabilidade do terceiro setor!
Os nossos especialistas aguardam por você!