Conciliação de cartão: o que é e por que conciliar
Entenda tudo que é necessário sobre a conciliação de cartão em sua empresa
É normal que os empresários fiquem confusos sobre o que é a conciliação de cartões e como ela funciona quando surge o tema em suas vidas pela primeira.
Em poucas palavras, a conciliação de cartões no mundo corporativo é um processo onde duas ou mais bases de dados são combinadas e reconciliadas. Um banco de dados primário e um banco de dados comparativo são sempre incluídos.
Parece confuso? Não se preocupe! Vamos explicar com detalhes o que é a conciliação de cartão e por que fazê-la durante este texto.
Continue a leitura e saiba mais.
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O que é a conciliação de cartões?
A resposta curta é que a conciliação de cartões é o processo de verificação de informações de vendas de produtos a partir de cartões de crédito e débito contra o controle de vendas de sua empresa e os valores a receber para cada transação.
Para exemplificar: imagine que você fez três vendas no mesmo dia para clientes diferentes, cada um dos quais pagou com um cartão diferente e com condições de pagamento também distintas.
Estas são três transações com taxas diferentes, todas elas serão transferidas para a conta de sua empresa em datas diferentes. Portanto, como você se mantém informado acerca disto?
As pequenas empresas se beneficiam do monitoramento atualizado da conciliação de cartão por parte de seus proprietários para que saibam exatamente quanto farão e quanto pagarão em cada transação. É crucial compreender o fluxo de caixa da empresa para gerenciá-lo de forma eficaz.
Qual a importância de fazer a conciliação de cartão?
1. Identificar os valores a receber com o desconto da taxa
Há tantas bandeiras disponíveis no mercado e tantos compradores que você não seria capaz de listar as tarifas fora do topo de sua cabeça.
Crédito parcelado, débito, cartão de alimentação e outras formas de pagamentos podem ter uma variedade de valores ao final de um período, dependendo de quanto é gasto. Com a conciliação de pequenos cartões em vigor, você não precisa mais se preocupar em fazer cálculos improdutivos.
2. Identificar as vendas no cartão de cada lançamento da conta de sua empresa
Quando seu negócio se expande, torna-se difícil rastrear todos os pagamentos em sua conta bancária, portanto é difícil dizer se um estorno de cartão de crédito ou uma transferência ocorreu apenas observando o extrato do dia.
Com a conciliação do cartão, todas as transações são facilmente identificadas, de modo que você recebe informações claras e precisas para tomar as decisões financeiras mais relevantes.
3. Identificar erros de operação
Finalmente, a conciliação de cartões permitirá identificar rapidamente cancelamentos inesperados e vendas duplicadas que possam ter ocorrido nas operações dos adquirentes. Você ganhará tempo para reparar a situação o mais rápido possível para minimizar o desgaste e as perdas – suas e de seus clientes.
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Na economia de hoje, aceitar transações com cartão de crédito é uma jogada inteligente. Se você ainda não aceita cartões, você está atrás da curva! No entanto, simplesmente aceitar pagamentos com cartão não é suficiente; você também tem que manter o controle de cada transação.
A conciliação de vendas, conciliação de recebíveis e conciliação bancária são as três etapas básicas na conciliação de cartões. Contudo, lembre-se: esse processo será mais efetivo se você investir em um apoio especializado e em formas de automatização.
E então, gostou do artigo? Que tal começar a ter apoio com a sua conciliação de cartão a partir de agora?
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