Escrituração fiscal: entenda como fazer corretamente
O que é necessário para fazer a escrituração fiscal de forma correta? Você vai descobrir agora lendo o nosso material!
Não é novidade para o empresário a alta quantidade de obrigações a serem cumpridas para a manutenção da empresa. Dentro destas muitas obrigações, a conformidade fiscal é um dos fatores com maior peso.
A escrituração fiscal é um documento de extrema importância e necessidade a fim de que o seu negócio funcione corretamente e tenha uma atuação longa e de sucesso no mercado.
Diante disso, nós, da Revicont, pensamos em como oferecer auxílio que você realmente precisa sobre a conformidade fiscal e desenvolvemos este artigo que vai te mostrar a maneira correta de fazer a escrituração fiscal.
Fique conosco até o fim para entender!
Qual a importância da escrituração fiscal para a sua empresa?
Toda empresa independente de seu regime tributário deve, além de fazer o pagamento adequado dos impostos, prestar informações sobre os impostos pagos, faturamento, movimentações financeiras e muitas outras informações que podem ser solicitadas pelos órgãos fiscalizadores. Essas informações são enviadas através da escrituração fiscal.
A escrituração é um importante instrumento de comprovação sobre as finanças e setor fiscal da empresa, é por meio dela que o governo cruza dados para comprovar as informações relacionadas a sua empresa. O não envio da escrituração pode acarretar em sérios problemas da diante do fisco.
Como deve ser feita a escrituração fiscal na sua empresa?
A escrituração fiscal é feita de forma virtual por meio do Sistema Público de Escrituração Fiscal, o SPED. Trata-se de um programa que facilita o envio das informações fiscais e contábeis, oferecendo menor burocracia e praticidade na entrega de documentos fiscais.
O responsável pela escrituração deve ter em mente que as informações devem ser precisas e completas, afinal, quanto mais integradas às informações, maior será a qualidade da prestação de contas ao Fisco.
Dentre as principais informações que o documento deve conter, estão:
- Produção e controle de estoque;
- Registro de Inventário;
- Registros de entradas e saídas;
- Apuração do ICMS e IPI;
- Documento de Controle de Crédito de ICMS, entre outras informações.
A maneira infalível para não errar na escrituração fiscal
Não há uma forma mais adequada de se fazer a escrituração fiscal a não ser empregar uma contabilidade na execução desse serviço.
O contador é o profissional capacitado para realizar as tarefas relativas ao setor fiscal e tributário de sua empresa.
Com um conhecimento abrangente sobre as questões que envolvem a manutenção das rotinas fiscais, contábeis, tributárias e financeiras, o contador elabora a escrituração fiscal sem erros e observando as informações que realmente são necessárias levar em consideração em sua organização.
Por isso, a escrituração fiscal deve ser elaborada por um profissional capacitado e que domine todas as informações e variáveis dessa tarefa!
A Revicont te auxilia em toda a sua rotina fiscal
Como podemos ver, a entrega da escrituração fiscal é essencial para a empresa, ainda assim, os processos são complexos e muitas vezes o empresário pode acabar errando na produção do documento ou perdendo tempo demais nessa tarefa.
A legislação é complexa e sofre mudanças contínuas; além de ter que se preocupar com o funcionamento da sua empresa, ter que se atentar a assuntos fiscais e contábeis pode ser extremamente desgastante. Por isso, nós oferecemos o nosso apoio especializado para facilitar a sua rotina fiscal!
Então, entre em contato conosco. Aproveite as nossas soluções em sua empresa e alcance ainda mais sucesso!
Estamos ansiosos pelo seu contato!
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