Como saber se o meu negócio está dando lucro?

Toda empresa precisa ser lucrativa para se manter no mercado, mas afinal, como determinar se uma empresa é lucrativa? Saiba agora como saber se sua empresa está dando lucros

Você tem um negócio lucrativo? A resposta para essa pergunta é importante, pois dá a você uma ideia de quanto está faturando e se o seu negócio é sustentável. Existem vários fatores que influenciam no lucro do seu empreendimento

Neste artigo, iremos listar alguns fatores importantes que podem lhe dar uma noção clara se o seu negócio hoje é lucrativo ou não. Confira!

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Nos negócios, qual o conceito de lucro?

O conceito de lucro tem sido bastante debatido nas últimas décadas. De um lado, está o pensamento econômico clássico, que defende a ideia de que o lucro é uma medida de eficiência nas empresas. 

De outro, está a visão crítica, que argumenta que o lucro é resultado da exploração dos trabalhadores e da comunidade. Embora haja fortes argumentos de ambos os lados, a verdade é que ainda não existe uma definição clara e consensual sobre o que é lucro.

Como podemos perceber, o conceito de lucro é muito complexo e polêmico. No entanto, é um termo importante para compreendermos os mecanismos da economia. 

Afinal, como as empresas precisam gerar lucros para sobreviver e continuar investindo na economia. Portanto, é crucial compreendermos qual é a origem desse conceito e sua influência na sociedade.

De um modo geral, podemos definir o lucro como os ganhos que o seu negócio tem em relação a venda de um produto ou a prestação de um serviço, após eliminar os custos e as despesas.

Como saber se o meu negócio está dando lucro

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre se o seu negócio está lucrando. Afinal, é difícil ter uma noção clara de quanto dinheiro você está faturando e quanto você gasta para manter a operação da empresa.

Aqui estão alguns dos principais fatores que devem ser considerados para saber se o negócio lucra: 

 1. Fique atento aos custos fixos

Os custos fixos são gastos regulares e contínuos que a empresa tem todos os meses. É importante ter em mente que esses custos precisam ser calculados antes de calcular o lucro. 

Isso significa que é preciso descontar todos os custos fixos da receita gerada a cada mês para obter um lucro real.

 2. Confira o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é outro fator importante para saber se a empresa lucra. Esse conceito mede quanto dinheiro entra e sai da empresa todos os meses, o que permite você ter uma noção clara de quanto lucro você está gerando a cada mês.

 3. Analise os seus preços

Os preços dos produtos e serviços são fundamentais para determinar se um negócio lucra. Se os preços não cobrem todos os custos, o lucro será negativo. É importante ter em mente que os preços devem refletir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

 4. Reveja sua margem de lucro

A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e os custos da empresa para produzir o produto ou serviço. Esse valor determina quanto lucro a empresa lucra por unidade vendida e é outro fator importante que você deve considerar para saber se o negócio lucra.

 5. Conheça as suas despesas variáveis

As despesas variáveis são gastos que variam a cada mês e podem impactar significativamente no lucro da empresa. Por exemplo, quando os custos de matérias-primas aumentam, o lucro também pode ser afetado.

 6. Examine o seu investimento em publicidade e marketing

A publicidade e o marketing são fundamentais para qualquer negócio lucrativo. A boa divulgação da marca ajuda a atrair novos clientes e gerar lucros. É importante investir em campanhas bem estruturadas que tragam resultados para o lucro da empresa.

Analise o quanto custa para atrair cada cliente e quanto lucro você ganha com cada venda. Essas informações são fundamentais para saber se as suas estratégias de marketing realmente geram o retorno esperado.

Também é importante verificar quantos dos seus clientes são recorrentes e quanto em média cada um deles gasta ao retornar ao seu negócio.

 7. Analise os seus produtos e serviços oferecidos

Ao avaliar os produtos e serviços oferecidos, é importante considerar tanto o lucro líquido como o lucro bruto. É interessante verificar quais produtos/serviços geram mais lucro para a empresa e quais são menos lucrativos.

Para isso, é necessário fazer uma análise de custo-benefício, o seu contador poderá ajudá-lo(a). Com essas informações em mãos, você pode decidir quais itens continuar a oferecer e quais não lucram tanto como você gostaria.

 8. Estude os seus concorrentes

A concorrência é uma parte importante do mercado, então estudar o que os seus concorrentes estão fazendo é essencial. É importante descobrir as suas estratégias de lucro e ver como elas se comparam às suas. 

Também é aconselhável acompanhar as últimas tendências do setor e ver como seu negócio está se adaptando às mudanças.

Mas cuidado, às vezes querer copiar uma estratégia do concorrente pode ser um perigo para o seu faturamento, antes de fazer alguma ação de marketing, lançar algum produto, fazer alguma promoção, analise primeiramente os seus custos e fique de olho na sua margem de lucros.

 9. Avalie seus custos com impostos e tributos

Os impostos e tributos são um custo importante para qualquer empresa lucrativa. É essencial calcular corretamente a quantia devida a fim de evitar que o lucro seja afetado. O contador pode ajudar nessa tarefa e garantir que o lucro da empresa seja aproveitado corretamente.

 10. Não esqueça de controlar os gastos

O controle dos gastos é essencial para qualquer negócio lucrativo. É importante acompanhar os gastos mensais e verificar se eles estão dentro do orçamento previsto. Isso permitirá que você saiba exatamente quanto lucro você está gerando a cada mês.

Meu negócio não está dando lucro: o que fazer?

Nós, da Revicont, estamos sempre empenhados em oferecer os melhores resultados para o seu negócio, principalmente em ajudá-lo a ter um negócio lucrativo.

Se o seu negócio não está dando lucros como deveria, não se desespere, nós podemos ajudá-lo(a)!

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