Descubra como avaliar se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo
Aprenda como avaliar se seu negócio está dando lucro ou prejuízo. Atenção: só o fluxo de caixa não responde isso
Faz parte da rotina de qualquer gestor saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo, identificando falhas que afetam a saúde financeira dele.
Esse tipo de apuração mostra que o dinheiro girando não é sinônimo de lucratividade. Pois é, o fato de a empresa faturar muito não significa que o retorno vale a pena.
Para que você saiba como avaliar se o seu negócio está no azul ou no vermelho, continue a leitura conosco e dê uma olhada nas dicas a seguir.
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1) Apure o resultado
Muitos gestores acreditam que apenas o fluxo de caixa indica lucro ou prejuízo. Mas o que muitos não sabem é que esse recurso não deixa clara a situação da empresa.
O fluxo de caixa mede sim a situação financeira do negócio, mostrando todas as despesas. Só que não indica se houve lucro ou não.
Ele aponta caixa apertado, mas não aponta com exatidão uma ascensão ou um prejuízo. Por isso, apure o resultado.
Conheça os números em diferentes períodos, como mensal, trimestral, semestral e anualmente.
2) Organize as despesas
Depois de apurar o resultado, descubra quanto sua operação custa. Separe as despesas fixas das variáveis.
Por mais que seja uma tarefa simples, ela acaba enganando muita gente.
Alguns gestores focam apenas nos gastos fixos, como energia, internet, água, aluguel e funcionários. Porém, a gente sabe que a operação de um negócio vai muito além disso, né?
Anote absolutamente todo e qualquer gasto e receita!
3) Aprenda a mensurar o lucro
Depois de colocar a casa em ordem, é importante saber como mensurar o lucro.
O lucro bruto é o indicador que mede o nível de lucratividade do seu negócio, independentemente de comercializar produtos físicos ou serviços.
Confira a fórmula para calcular o lucro bruto:
Lucro bruto = Receita de vendas – Custo dos produtos vendidos |
Sobre o custo dos produtos vendidos, ele pode incluir: mão de obra, materiais e custos indiretos.
Para saber qual a margem de lucro bruto, ou seja, a porcentagem de lucro que você está mantendo em comparação com o custo do seu produto, use a seguinte fórmula:
Margem de lucro bruto = Lucro bruto / Receita de vendas |
Quando a porcentagem é alta, significa que o lucro é alto em comparação com o custo do produto.
Abaixo de 50%, aponta para a seguinte realidade: seu produto custa mais da metade da sua receita de vendas.
Faça essa análise periodicamente para identificar, por exemplo, quedas na margem de lucro bruto. Se isso ocorrer, pode ser devido a uma redução nas vendas, no preço de venda ou aumento no custo de estoque.
Quanto mais você monitora o progresso do seu negócio, mais rapidamente terá a capacidade de identificar tendências que precisam ser alteradas.
De forma geral, uma demonstração mensal de ganhos e perdas é o ideal para saber como sua empresa está seguindo financeiramente.
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A fim de que você tenha ainda mais controle sobre suas finanças, é fundamental contar com o apoio especializado, não é mesmo?
Assim, você terá o controle do seu fluxo de caixa, do seu estoque, de suas despesas, dos seus lucros… Terá os relatórios contábeis assertivos e muito mais.
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