Defina bem seu público-alvo e melhore a captação de recursos
Confira 5 passos para definir o público-alvo de sua ONG adequadamente
Você sabe quem é o público-alvo da sua ONG?
Essa é uma pergunta fundamental para qualquer organização que deseja ter um impacto positivo na sociedade.
O público-alvo é o grupo de pessoas que você quer atingir com sua missão, os seus projetos e as suas campanhas.
Ele é a razão de existir da sua ONG e o foco das suas ações. Mas, como definir o público-alvo da sua ONG? Não basta ter uma ideia geral ou uma intuição.
É preciso fazer uma pesquisa aprofundada e segmentar o seu público de forma estratégica.
Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos 5 passos para definir o público-alvo da sua ONG, de forma eficiente e eficaz.
Confira!
Qual a importância da definição do público-alvo para ONGs?
Com seu público bem definido, é possível implementar uma série de ações importantes para atingir seu público e parcerias.
Por exemplo:
- Desenvolver produtos ou serviços alinhados às necessidades e interesses.
- Posicionar a marca da organização, de forma mais adequada e atrativa.
- Melhorar o direcionamento dos recursos de marketing.
- Otimizar os processos de vendas ou de doações, oferecendo soluções ou benefícios, que sejam relevantes e valorizados.
- Tomar decisões estratégicas com base em dados e informações sobre o público.
Assim, você poderá conhecer melhor as suas necessidades, interesses, preferências e comportamentos, e adaptar a sua comunicação e captação de recursos de acordo.
Como definir o público-alvo da sua ONG?
Vamos ver como definir seu público? Separamos 5 dicas para você.
1. Defina a sua missão e os seus objetivos
O primeiro passo é ter clareza sobre a sua missão e os seus objetivos.
A missão é o propósito maior da sua organização, a razão pela qual ela existe. Os objetivos são as metas específicas que você quer alcançar com os seus projetos e campanhas.
Sabe por que eles são importantes?
A sua missão e os seus objetivos devem ser claros e concisos, para deixar clara, a mudança que você quer promover na sociedade e como pretende fazê-la.
2. Segmente o seu mercado potencial
Segmentar significa dividir o seu mercado, em grupos menores e mais homogêneos, com base em critérios relevantes para sua causa.
Assim, você poderá identificar os segmentos mais atrativos e prioritários para sua ONG.
3. Escolha o seu público-alvo
Para escolher o seu público-alvo, você deve avaliar os segmentos identificados no passo anterior, considerando os seguintes critérios:
- Tamanho;
- Acessibilidade;
- Afinidade com a causa;
- Potencial de retorno financeiro, seja por meio de doações ou de benefícios sociais.
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4. Crie personas para o seu público-alvo
Personas são representações fictícias e semirrealistas das pessoas que compõem o seu público-alvo.
Elas são criadas com base nos dados e nas informações coletadas nos passos anteriores, seu objetivo é facilitar a compreensão e a empatia pelo seu público-alvo.
De modo geral, as pessoas ajudam a criar uma imagem mais humana e detalhada das pessoas que você quer atingir e influenciar.
Para criar personas para seu público, você deve definir os seguintes elementos:
- Um nome fictício que identifique a persona;
- Principais características demográficas, psicográficas e comportamentais;
- Breve história que conte o contexto de vida da persona;
- Os principais objetivos que a pessoa quer alcançar em relação à sua causa;
- Principais problemas ou dificuldades que a pessoa enfrenta em relação à sua causa;
- Soluções ou benefícios que a sua ONG pode oferecer para a pessoa.
Você faz a prestação de contas da sua ONG? Veja o artigo abaixo e saiba a importância:
Prestação de contas: saiba agora como fazer em sua ONG!
5. Adapte a sua comunicação
Por fim, é hora de utilizar o seu público na sua estratégia!
Agora você deve adaptar a sua comunicação ao público que você quer atingir, com suas ações, e para a captação de recursos.
Isso significa criar mensagens, conteúdos, canais e estratégias que sejam adequados e atrativos para as pessoas que você criou.
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