Saiba se é possível cobrar dinheiro para manter sua ONG em funcionamento
Entenda se é permitido que sejam cobrados valores para manter a sua ONG em atividade. Veja também o que pode ser feito para a captação de recursos!
Sabemos que captar recursos para as ONGs e demais entidades sem fins lucrativos tem sido um desafio cada vez mais frequente.
Afinal, a grande maioria das pessoas vê essas instituições apenas como entidades filantrópicas.
No entanto, é primordial ressaltar que uma ONG, assim como a própria sigla define, trata-se de uma organização não governamental.
Ou seja, que não possui vínculo com o governo.
Dessa forma, seu conceito está baseado na defesa e promoção de causas políticas e/ou sociais.
Pensando nisso, abordaremos, em nosso artigo, alguns detalhes relacionados à possibilidade de cobrar dinheiro para a manutenção de suas atividades, assim como algumas dicas para conseguir recursos.
Continue conosco e tenha uma ótima leitura!
É possível uma ONG cobrar dinheiro?
A grande questão não está sobre a possibilidade de uma entidade sem fins lucrativos cobrar dinheiro, mas, sim, em se ela é permitida a realizar tal prática.
É claro que, atualmente, muitos enxergam ONGs como entidades que não realizam ações como essa, mas a verdade é que é permitido que sejam realizadas.
Afinal, existem diferentes formas legais de captar recursos para a manutenção das atividades de uma entidade sem fins lucrativos.
Apesar de não ser uma prática comum, existem, sim, algumas instituições que cobram uma quantia de seus investidores.
Podemos dizer que trata-se de uma mensalidade, que assegura que a ONG terá recursos dentro de um determinado período.
Assim, a organização é feita da maneira que o gestor achar mais adequada.
No entanto, é fundamental que a transparência quanto à destinação de todos os recursos e atividades exercidas pela sua ONG seja mantida a fim de manter a credibilidade e a segurança.
Veja também o material que separamos a seguir!
Além do artigo acima, confira este breve vídeo relacionado ao assunto:
Quais outras formas de gerar recursos sem cobrar dinheiro?
Pensando em ampliar e aumentar ainda mais as condições para captar recursos em sua ONG, sem que seja necessário cobrar dinheiro dos investidores, é importante entender alguns aspectos que podem ser utilizados a seu favor.
Dentre os principais, podemos destacar a regularização de sua entidade, a credibilidade e histórico de atuação junto à comunidade ou causa, as atualizações frequentes sobre o controle e registro dos gastos, bem como uma equipe capacitada para atuar.
Dessa maneira, um bom planejamento tende a trazer maior eficiência em todas essas questões.
Além disso, é possível executar algumas ações como, por exemplo:
- Fidelizar os seus doadores;
- Diversificar fontes;
- Participações e realizações de eventos;
- Divulgação de suas práticas; entre outras.
Como a Revicont pode auxiliar em sua ONG?
Pensando em todos os cuidados e burocracias que precisam ser solucionadas em seu dia a dia, contar com uma equipe de profissionais qualificados para te ajudar com as complexidades pode ser importantíssimo para a sua ONG.
Assim, você terá melhores condições para realizar suas atividades, bem como administrar outros aspectos importantes de sua entidade.
Nós, da Revicont, dispomos de um serviço de contabilidade para terceiro setor que tem como objetivo manter as contas em ordem e a saúde do seu empreendimento em bom estado.
Contamos com especialistas que cuidarão do controle e organização de todos os fatores administrativos de sua entidade do terceiro setor, desde o processo de abertura e legalização aos trâmites para cumprimento das obrigações e captação de recursos.
Além disso, proporcionamos a você, por meio de nosso serviço, soluções como escrituração fiscal, folha de pagamento e garantia quanto às questões tributárias.
Portanto, não hesite em procurar por quem entende do assunto para te ajudar!
Buscaremos entender as suas reais necessidades, bem como definir estratégias e apresentar soluções de acordo com a sua realidade.
Apresentaremos também informações que sejam capazes de facilitar a tomada de decisão, tornando-a cada vez mais assertiva.
Clique aqui e conte com nossos especialistas no seu dia a dia!