Saiba como lidar com a perda de apoio financeiro da sua ONG.
Neste artigo, iremos falar sobre 7 formas para você captar recursos para sua ONG. Se você precisa entender mais sobre esse tema, continue conosco.
Perda de apoio financeiro: saiba como recuperar
1- Ser transparente e prestar contas
Esse é um passo muito importante, visto que o Brasil não tem a cultura da doação. Muitos são influenciados por escândalos envolvendo ONGs, por isso, tem receio de ajudar.
Alguns ajudam instituições próximas às suas casas, ou pessoas que eles veem fazendo bom uso das doações, justamente por terem mais confiança.
Ver o que está sendo feito e para onde o recurso está sendo direcionado — perceber bons frutos daquilo que foi doado — é o que as pessoas esperam quando fazem uma doação.
Sendo assim, seja o mais transparente possível. Crie estratégias para mostrar aos doadores da sua ONG para onde estão indo os valores que eles investiram. A falta disso pode ser uma causa para a perda de apoio financeiro.
Mostre, também, aos que você pretende captar como doadores, provas sociais do seu trabalho. Esta é uma estratégia de marketing usada por todo tipo de organização, pois funciona muito bem, despertando gatilhos mentais poderosíssimos.
2- Saiba como captar recursos no Brasil
Busque diversas fontes para a captação desses recursos. O ideal é que nenhuma delas represente um valor muito alto das receitas. Maior ou igual a 60% já é uma porcentagem bem alta, fique atento.
Sua ONG não pode depender de apenas uma fonte, pois, assim, vocês irão correr o risco da perda de apoio financeiro.
3- Busque pessoas jurídicas
As empresas podem oferecer maior apoio a sua ONG. Cada vez mais, elas estão entendendo a necessidade de colaborar com projetos sociais, afinal isso proporciona melhorias a comunidade em que elas estão inseridas.
Esta percepção das empresas está para além da propaganda. Afinal, os gestores perceberam que quanto mais investirem em organizações que ajudam adolescentes, por exemplo, em breve, esse investimento poderá retornar para eles.
De forma que esses mesmos adolescentes possam ser preparados para atuar no mercado de trabalho de forma mais qualificada. Dependendo do seu segmento, busque empresas que possam se beneficiar dos seus resultados em longo prazo.
Use estratégias de marketing digital, de neuromarketing, entre outras para abordar essas empresas. Mas nada apelativo, para não criar uma impressão errada da sua organização e não soar como se o outro fosse obrigado a ajudar.
Evidenciar que as pessoas estão morrendo, porque não estão recebendo ajuda, por exemplo, não faz com que as pessoas percebam que precisam ajudar, pelo contrário, faz com que elas entendam que você está falando dessa forma para forçá-las a fazer algo em prol do benefício de algo que elas não veem retorno na vida delas.
A ideia é conscientizar as pessoas, por isso, o ideal é buscar pessoas com predisposição a investir na sua causa.
Essas estratégias farão com que você consiga se conectar com quem está te procurando.
Pois, para cada causa nesse mundo, existe alguém que pode ajudar. A única coisa que falta, é a conexão que vem através de uma boa conversa e sinceridade por parte dos dois lados.
Você precisa achar quem realmente pode se doar ao seu projeto para que essa ajuda não cesse a longo prazo.
Então, tenha um planejamento muito bem traçado. Prepare-se bem para apresentar o seu projeto.
Coloque em um papel quais as possíveis objeções para que alguém não queria investir no seu projeto e resolva todas elas.
Além disso, quando você for abordar essa empresa ou pessoa, não fuja dessas objeções, coloque-as na mesa logo no início.
Assim, você poderá respondê-las e mostrar, para quem está diante de você, a seriedade do seu problema, e que você está atrás de um parceiro para estar ao seu lado enfrentando este problema por motivos plausíveis.
A cada não que você receber, anote o porquê e reverta a situação na próxima abordagem. Dessa forma, a cada não, sua organização estará mais próxima do sim.
Você poderá recorrer às leis de incentivo, em que o governo abre mão de parte dos impostos para que eles sejam destinados a organizações e projetos sociais.
Como, por exemplo:
- Lei Rouanet na área da cultura;
- Lei do Audiovisual;
- Lei de Incentivo ao Esporte;
- Programa Nacional de Oncologia (Pronon);
- Programa Nacional de Acessibilidade;
- entre outras.
4- Busque pessoas físicas
Também é possível conseguir ajuda de pessoas físicas usando a mesma estratégia acima.
Abordar pessoas que já estão predispostas a apoiar sua causa e pessoas com entes queridos na mesma situação para a qual você precisa de ajuda.
Além disso, entender qual é o seu público-alvo vai te conectar mais rapidamente com as pessoas que realmente podem ajudar. Você poderá abordar essas pessoas na rua, ou em locais onde elas costumam frequentar.
Outra dica é buscar a doação de pequenos valores que são arrecadados através de um número grande de pessoas, o chamado Crowdfunding.
Ademais, você pode vender produtos ou serviços para atrair olhares para a sua causa; pode enviar e-mails, mensagens, organizar eventos para conhecerem a sua organização por dentro e muito mais.
5- Tenha uma gestão contábil de excelência
Para aumentar a transparência da sua ONG, é preciso lidar com as obrigações fiscais de forma precisa e clara. Para realizar essa tarefa, é preciso lidar com diversas demandas. Sendo assim, entender os direitos e deveres é imprescindível.
Tenha um controle eficaz. Isso será seu diferencial para conseguir manter tudo conforme as questões legais. E para isso acontecer de maneira correta, o ideal é ter o apoio de especialistas.
Assim, você poderá focar em outros assuntos e conseguirá pensar em alternativas mais eficazes para a captação de recursos para os projetos da sua ONG.
6- Emendas parlamentares
Esta é uma ferramenta que os brasileiros legisladores têm em mãos para direcionar recursos do orçamento público para serviços públicos e de saúde.
Sendo assim, apresente seu projeto a Vereadores, Deputados Estaduais e Deputados Federais.
Se o parlamentar concordar com o seu projeto, ele poderá solicitar, a emenda, que repasse certos valores à sua organização.
7- Programa de Nota fiscal
Você pode fechar uma parceria com estabelecimentos do bairro em que a ONG está localizada, ou que já ajudam sua ONG de alguma forma, solicitando que disponibilizem, no local, uma forma de coletar doações a partir dos cupons fiscais.
Como esta ação tem um prazo, é preciso elaborar de forma eficiente para que a ONG consiga arrecadar essas doações em tempo hábil. São 30 dias para que seja feito o cadastro da nota em nome da ONG.
Sendo assim, você precisará criar uma estratégia para que as pessoas queiram doar as notas fiscais primeiro, e depois para você conseguir pegar essas notas a tempo de convertê-las em doação para sua ONG.
Revicont: uma gestão contábil de excelência para a sua ONG captar mais recursos de forma eficiente
Mesmo em tempos de pandemia, não desista de promover o seu projeto social. Para cada causa neste mundo, há pessoas aptas a ajudarem.
É preciso saber quando e como comunicar nossas necessidades para termos sucessos em nossos objetivos.
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